Castelo Branco: uma cidade de braços abertos

14-03-2022

# tags: Centro de Portugal , Incentivos , Castelo Branco , Turismo , Turismo de Negócios

Castelo Branco está de braços abertos para todos os que a queiram visitar e para todos os que lá queiram permanecer.

O cinzento do tempo chuvoso não apagou o brilho de Castelo Branco, que a 8 e 9 de março acolheu uma press trip, promovida pela autarquia e que tinha como meta dar a conhecer as principais atrações da região. Entre elas está o Parque do Barrocal, que abriu em novembro de 2020 e que recebeu, até ao momento, a visita de 43 mil pessoas. Num percurso de hora e meia, os passadiços transportam os visitantes pelas paisagens que circundam o parque e pelos mirantes, que permitem uma vista privilegiada para a cidade e o que a rodeia.

Situado na zona histórica da cidade, o Museu Cargaleiro exibe peças do acervo da Fundação Manuel Cargaleiro; obras da coleção e da criação do artista, divididas por dois edifícios – um histórico, o Solar dos Cavaleiros, e outro contemporâneo. Descendo a rua encontra-se o Centro de Interpretação do Bordado, onde é possível conhecer mais sobre esta arte e ver até as bordadeiras em ação. Mas há mais para ver: o castelo, erguido pelos Templários na Idade Média; a Sé Concatedral; o Jardim do Paço Episcopal – onde foi possível assistir a uma interpretação teatral de um pedaço da história da região – e o Parque da Cidade.

Outro foco de atração pode passar pelo óleoturismo, um projeto em curso no Lagar Fio da Beira, que pretende abrir a empresa à comunidade, escolas, empresas e turistas, para visitas guiadas, provas de azeite e outras atividades. A cidade tem ainda um kartódromo, onde se pode usufruir de uma experiência com karts em pista ao ar livre, e outras estruturas para a prática desportiva. E tem dez rotas criadas que englobam os principais pontos de interesse.

“Efetivamente, também nos interessa o turismo de negócios e também nos interessa um turismo associado aos eventos desportivos, o turismo desportivo… Nós, felizmente, também temos muito boas condições nesse sentido, temos vários espaços desportivos de excelência e temos disponibilidade para acolher”, contou Leopoldo Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, revelando que a autarquia está a desenvolver um projeto nesse sentido, “de modo a que possamos atrair eventos desportivos que depois se afirmam como eventos de atratividade turística. É uma outra forma de olhar o território”, acrescentou.

A aposta passa pelo desenvolvimento da cidade, de forma a não só garantir visitantes, em contexto turístico, como promover a fixação da população. “Nós hoje temos dificuldade em atrair e fixar pessoas”, explicou o autarca, ressalvando que essa é uma realidade comum a outros locais. E o que é que Castelo Branco pode oferecer? “Podemos oferecer qualidade de vida. Podemos oferecer uma cidade que tem excelentes infraestruturas, que tem uma oferta cultural de excelência, que tem uma escola superior de artes onde se formam artistas que depois vão pelo mundo inteiro mostrar as suas competências e os seus dotes artísticos, temos uma boa unidade local de saúde, temos escolas onde o ensino é de qualidade.” Embora não seja “uma equação fácil”, a autarquia tem vindo a implementar medidas para atrair população e empresas, para que haja trabalho para quem se quer fixar na cidade. E as portas estão abertas.

© Maria João Leite Redação