Marca 'Berlim' impulsionada pelo 'Bestival 2022'

Reportagem

01-09-2022

# tags: Turismo , Turismo de Negócios , Meetings Industry , Destinos

Aprender beatbox com um Beatboxer profissional ou usar fita colorida para criar arte, ou assistir a DJs a girar discos ao lado de bailarinos contemporâneos é relevante para um evento MICE B2B?

A resposta é, inequivocamente, SIM, especialmente quando se fala sobre a cidade de Berlim e o formato de evento muito experiencial e inovador como o ‘Bestival 2022’.

Berlim é frequentemente descrita como a capital mais hippest da Europa; um lugar onde os cidadãos e o ‘soft power’ se fundem para definir o seu estilo de vida único. Essa cultura liberal há muito que caracteriza Berlim.

O Bestival 2022 é uma oportunidade de voltar à capital da Alemanha, sempre com a esperança de que o ADN da cidade não se tenha alterado nesta era pós-COVID.

O magnetismo único de Berlim

É este ADN de Berlin que faz com que há mais de uma década eu viaje para a cidade, colecionando memórias e experiências, como a de visitar o lendário clube de techno 'Berghain' com o guru da vida noturna Henrik Tidefjärd, proprietário do Berlinagenten.com, ou mergulhar no lado mais sombrio da história tumultuosa da capital, com um passeio ao bunker subterrâneo, liderado por Berliner-unterwelten.de.

Também testemunhei a cidade através dos óculos coloridos do setor MICE, tendo participado nos prémios ‘Oskar Barnack Photography’ da Leica, na Igreja St. Elisabeth; um local situado no verdejante 'Church Park', no distrito de Mitte. Além disso, tive a oportunidade de descobrir os incentivos de jantar e dança, disponíveis em locais como 'Spindler & Klatt' ou fazer música no estúdio de gravação do 'Nhow Berlin Hotel', ambos localizados ao lado do rio Spree.

Os 800 participantes do Bestival, vindos de todo o mundo, partilham um otimismo nervoso: a Berlim da nossa experiência passada ainda ofereceria o mesmo apelo magnético, permitindo a cada um de nós a capacidade de convencer o nosso público, clientes e futuros delegados, de que a cidade, hoje, não está apenas aberta para negócios, mas é tão inovadora, diversificada e dinâmica como sempre?

Recuperação nos eventos e turismo

O Bestival 2022 foi projetado para oferecer aos participantes a capacidade de se envolverem com a cidade nos seus próprios termos, usando conteúdo baseado em experiências, inúmeros parceiros da cidade e um Berlin Card, que oferecia a necessária mobilidade. O evento faz parte do programa “Restart” para as indústrias de eventos e turismo de Berlim e financiado pelo Senado de Berlim. A estratégia Restart já parece estar a dar resultados:

Burkhard Kieker, CEO do Visit Berlin, comentou: “Desde junho (2022) estamos quase nos níveis pré-COVID em relação ao número de visitantes; 11 milhões de dormidas e 4,4 milhões de hóspedes, o que nos torna ainda o número três da Europa, juntamente com Londres e Paris”.

O Bestival foi organizado para mostrar o melhor de Berlim e aquilo que continua a fazer da cidade um destino turístico globalmente atraente. Os participantes foram incentivados a criar o seu próprio itinerário, selecionando áreas específicas de interesse dos 'cinco mundos de experiência': Sustentabilidade/Selva Urbana; Berlim Selvagem; Glamour & Estilo de Vida; Berlim Inovadora; Artes e Música.

“O Bestival ofereceu muitas atividades divertidas e inovadoras, como desfiles de moda, jogos interativos, atividades de bem-estar e até passeios de barco. É uma plataforma ideal para nos conectarmos com contemporâneos e criar um vínculo genuíno e de confiança mútua”, afirmou Nishta Trehun, gestora de eventos da kitty-party.de

O evento, que ocupou toda a cidade, permitiu a Berlim mostrar vários locais em ação. A cerimónia de abertura do Bestival aconteceu no 'The Kino International', uma sala cinema situada ao longo da Karl-Marx-Allee na antiga Berlim Oriental, projetada por Josef Kaiser e Heinz Aust, em 1963. No lado oposto da avenida, o lendário Café Moscow, outro marco icónico, muito popular durante a época da RDA, foi o centro deste festival.

Os espaços cheios de luz e o átrio aberto do Café Moscow forneceram as áreas dedicadas para interagir com aspirantes a estudantes de design de moda, mergulhar na cena pop e de arte de rua com artistas conhecidos e ouvir vários sets de DJ ao mesmo tempo. Tudo numa única tarde. Entrecortando as experiências visuais e sensoriais, com uma série de palestras e discussões, foram explorados os desafios e oportunidades enfrentados pela indústria, incluindo o potencial da realidade aumentada, o planeamento sustentável de eventos e um painel de discussão sobre os 'Clubes e a sua importância para a diversidade cultural de Berlim'.

Vida noturna lendária

A subcultura e o panorama festivo de Berlim são muito importantes para a cidade, uma vez que se tornaram sinónimo da reputação de independência, hedonismo e reinvenção da cidade. No painel sobre o ambiente de clube da cidade, que contou com Katharin Ahrend, da Club Commission Berlin, e Pamela Schobeß, diretora administrativa do Club Gretchen, ambas concordaram que as casas noturnas de Berlim sempre foram inovadoras e geradoras de emoções.

Depois, Leonie Garner, um DJ, guiou nosso grupo, de barco (Berlinliquide.com), até aos clubes mais badalados, localizados junto do rio Spree. Esses clubes são mais do que espaços sociais. Muitas vezes representam a necessidade de liberdade, auto-expressão dos berlinenses e, em alguns casos, resultam em projetos de regeneração urbana. O melhor exemplo disso é a cooperativa Holzmarkt (holzmarket.com), um centro cultural criativo e multifacetado, localizado nas margens do Spree, e um projeto comunitário de sucesso, que oferece uma alternativa ao mercado imobiliário mais comum.

Eventos sustentáveis

O Bestival 2022 lembrou-nos, e com razão, de todas as nossas responsabilidades coletivas “sustentáveis”, e isso foi demonstrado pelo catering vegano ou vegetariano e por uma estratégia, desde a concepção até a ativação, que teve por base os critérios da “Sustainable Meetings Berlin”. O objetivo é tornar o "Bestival" um evento neutro em termos climáticos.

Com isso em mente, optei por participar do mikes-sightrunning.de – uma corrida projetada para turistas de negócios e outros turistas. A tour contava com um guia especializado, ao longo de um percurso de 6 km, começando e terminando nas Portas de Brandemburgo. Isso permitiu melhorar o bem-estar mental e físico, ao mesmo tempo que visualizava os principais pontos turísticos da cidade, e tudo em apenas uma hora. Uma das muitas vantagens deste registo foi a agilidade de seguir o guia pelos pátios, pelos caminhos do rio, até mesmo pelos pontos culturais alternativos, como chocolateiros, ou admirar o impressionante trabalho do arquiteto Jean Nouvel nas Galeries Lafayette.

Berlim é conhecida como um lugar de abertura, oportunidade, individualidade e esses fatores são o gancho ideal para trazer especialistas do mundo do eventos e das viagens para o ‘Bestival’. Esta foi uma plataforma de evento 'ao vivo' para discutir os desafios atuais da indústria, contando com iniciativas focadas no futuro do setor MICE e de viagens de Berlim. Mas talvez o mais importante de tudo, permitiu criar uma conexão emocional e criativa com a cidade.

“A escolha dos fornecedores facilitou o agendamento de visitas ao hotel e outros venues em Berlim, bem como com empresas de catering. Como organizadora de eventos, estou sempre à procura dos locais certos. A 'Longa noite dos hotéis' do Bestival, em que tantos hotéis abriram os seus bares, quartos e instalações MICE para os delegados, foi muito útil ”, concluiu Nishta Trehun.

Mais informações: https://convention.visitberlin.de/en



© Ramy Salameh Redação

Correspondente em Londres