APECATE adia congresso em Leiria devido à situação de calamidade na região

Notícias

03-02-2026

# tags: Eventos , Congressos , APECATE , Leiria

A APECATE anunciou o adiamento do 14.º congresso, que estava previsto para os dias 12 e 13 de março, em Leiria.

Em comunicado, A APECATE – Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos lamenta o “trágico acontecimento ocorrido na região Centro, que colocou em risco a vida das populações, provocou danos significativos em bens pessoais e afetou gravemente várias comunidades”.

Perante a situação de calamidade, a APECATE, em coordenação com a Câmara Municipal de Leiria, decidiu adiar a realização do 14.º congresso da associação, sendo o mesmo remarcado para data a anunciar, assim que estejam reunidas condições de normalidade e segurança.

A associação “entende que a prioridade absoluta deve ser a segurança das pessoas e o apoio às populações afetadas”, refere a nota de imprensa, que acrescenta que a APECATE “está totalmente empenhada em apoiar as ações de ajuda no terreno e em colaborar com as entidades locais na resposta a esta situação de emergência”.

A APECATE apela a todos os que tenham disponibilidade, meios ou capacidade de intervenção para que se associem a esta iniciativa. Os interessados em colaborar podem contactar a associação através do e-mail joelpereira@apecate.pt, para que seja possível organizar equipas e ações de intervenção articuladas, em cooperação com as entidades competentes.