Braga recebeu a conferência da AITO e “foi tudo soberbo”

Reportagem

30-11-2022

# tags: Porto e Norte de Portugal , Reino Unido , Meetings Industry , Braga

Os membros da AITO – The Specialist Travel Association viajaram até Braga para a conferência anual e o presidente da associação não podia estar mais satisfeito com a escolha.

“Travel for Tomorrow” foi o tema base da conferência da AITO que se realizou em Braga, de 24 a 27 de novembro, e que contou com mais de 100 delegados. Durante o Jantar de Gala, Chris Rowles, presidente da associação que junta os operadores turísticos independentes do Reino Unido, partilhou com a Event Point o porquê da escolha do destino. “Tudo começa com uma relação fantástica entre o Turismo de Portugal em Londres e a AITO. Sugeriram-nos Braga, mas depois veio a Covid”, conta o responsável.

Durante a Covid, como muitas outras associações, a AITO fez a sua conferência online, “e foi muito difícil”, admite o presidente. Já em 2021, o grupo viajou internamente, para um evento de uma noite, mas, como lembra o responsável, “nós somos profissionais de viagens e queremos outros destinos”,

No início deste ano, Chris Rowles viajou até Braga e ficou rendido. “Para ser honesto, tinha todos os elementos que estávamos à procura para uma conferência da AITO. Como operadores turísticos queremos coisa únicas e singulares e encontramos isso em Braga”. O presidente destaca o hotel onde decorreu o evento, o Vila Galé, os parceiros locais, a cidade e a sua história e venues como A Colunata, onde decorreu o Jantar de Gala. “Foi tudo soberbo, cada elemento funcionou perfeitamente”, sublinha Chris Rowles que lembra que essa é também a opinião dos delegados.

A AITO agrega operadores turísticos que trabalham o segmento alto e de luxo, segmento esse que provavelmente não vai sofrer tanto com a crise atual no Reino Unido e na Europa, lembra o responsável e, portanto, o cenário é otimista. “Fazemos inquéritos aos nossos membros e aos seus clientes, e um deles foi feito muito recentemente, e fico pasmado com o otimismo que existe, não só das empresas, mas também dos clientes. Em 2022 houve problemas operacionais, as companhias aéreas, os aeroportos, os hotéis com falta de staff. E 90% desses problemas não existirão em 2023. Isso dá-me otimismo”, refere o presidente da AITO.

E será que Chris Rowles vai recomendar aos seus clientes Portugal como destino? “Talvez possa responder de outra maneira: os nossos delegados vão viajar amanhã para casa, eu vou ficar, vou passar uma noite no Porto, outra no Douro, e depois sigo para Lisboa. Isso responde?”

Ajudar a espalhar a notícia”

Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), sublinhava, na mesma ocasião, a importância de receber a conferência da AITO. “Estamos a fazer um esforço grande em captar este mercado importante, de alto rendimento, e que ocupava uma posição singela no ranking. Temos todas as condições para o fazer, achamos que temos produtos que vão de encontro àquilo que o mercado britânico aprecia, portanto trazer aqui aqueles que depois irão ajudar a espalhar a notícia e a captar turistas, nada é mais importante”. O presidente da TPNP sublinha a importância do evento ter decorrido em Braga, e que a partir de Braga, os delegados percorressem o resto do território, nomeadamente Guimarães, Matosinhos, Gondomar e a Rota do Românico. “É importante trazer este tipo de congressos, porque ajudam a replicar, são congressos de associações, de agentes, são reprodutivos e isto vai ajudar a continuar nessa estratégia”.

Este foi um ano “muito importante” para o Porto e Norte de Portugal, com o acumular de muitos eventos e de vários prémios internacionais para o filme promocional para a meetings industry “The Majestic Adventures of Ofelia de Souza”. “Nós investimos 25% do nosso orçamento na meetings industry, e fizemos, julgo eu, e agora já com o reconhecimento internacional, um excelente trabalho”.

Em relação a 2023, Luís Pedro Martins está otimista em relação a todos os segmentos, “apenas com a preocupação de haver ainda com um conflito na Europa e de termos problemas no que diz respeito à economia, à inflação que continua a escalar”. Se todos estes problemas forem resolvidos, “2023 poderá ser um ano recorde”.

“Um testemunho da nossa capacidade de receber bem”


Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, também presente no evento, destaca à reportagem da Event Point que o evento da AITO foi uma “grande oportunidade de dar visibilidade àquilo que Braga tem para oferecer ao mundo, e em particular ao Reino Unido”. E a conferência foi também “um testemunho da nossa capacidade de receber bem”.

O ano, no que aos eventos concerne, foi “ um extraordinário sucesso”. “Temos batido recordes uns atrás dos outros, quer nos eventos em espaços fechados, como é o caso do Altice Forum Braga, quer naquilo que são os grandes eventos públicos que a cidade promove. Em todos eles têm sido superados os registos anteriores e estamos com uma expectativa muito positiva para este próximo mês, com o mercado de Natal e com todas as atividades natalícias que a cidade vai oferecer e estamos certos que vamos ter seguramente uma grande massa humana a corresponder ao investimento que o município fez”, refere o autarca.

© Cláudia Coutinho de Sousa Redação