Eventex aponta as principais tendências do setor para 2026

12-12-2025

# tags: Eventex Awards , Tendências , Eventos , Dicas

O relatório de tendências da indústria dos eventos para 2026 da Eventex revela as forças que estão a remodelar os eventos globais.

Com base nas perceções dos membros do júri dos Eventex Awards 2026, o relatório identifica as principais tendências da indústria que vão definir as experiências do próximo ano. E há três temas em destaque: inteligência artificial (IA), construção de comunidades e conexão.

Em torno destas três tendências, há um panorama mais amplo que envolve a hiperpersonalização, as experiências locais, a tecnologia invisível, os micro eventos, as experiências orientadas por propósitos, os dados e a sustentabilidade.

A IA lidera pelo terceiro ano consecutivo


Com 17,5% das escolhas, a IA é novamente a tendência número um na indústria de eventos. O relatório destaca a mudança da curiosidade para o domínio — a IA não é mais uma tecnologia do futuro, mas um impulsionador integrado da criatividade, do design e da entrega.

A IA é apontada como uma ferramenta preparada para remodelar as jornadas dos participantes, bem como uma ferramenta fundamental nas operações para os organizadores de eventos: o feedback instantâneo, que permitem melhorias imediatas; eventos mais intuitivos; a geração de ideias; os insights preditivos são algumas das vantagens da IA, que não vai apenas aprimorar as experiências, como também as vai antecipar.

Construção de comunidades: promover o sentimento de pertença


Com 14,3% das escolhas do júri, a construção de comunidades surge como uma nova tendência importante. À medida que a IA simplifica as operações, os profissionais dos eventos estão a mudar o foco de reunir pessoas para promover o sentimento de pertença.

Os eventos vão cada vez mais construir comunidades enraizadas em valores partilhados; dar prioridade à inclusão e à ressonância emocional, e não apenas aos números de participação; criar ambientes onde as pessoas se sintam bem-vindas, representadas e conectadas; entre outras.

Da participação à verdadeira conexão


A terceira grande tendência, com 11,1% das escolhas, é o aumento da conexão como o próximo estágio do envolvimento. E os organizadores de eventos estão a criar momentos que ressoam num nível emocional mais profundo, criando experiências humanas que importam.

As principais estratégias incluem o fortalecimento dos laços interpessoais; o aumento do impacto emocional, através da inclusão de elementos sensoriais e ambientes imersivos; o incentivo à cocriação, transformando os participantes em contribuintes ativos; entre outras.

Outras tendências importantes para 2026


Hiperpersonalização.
A personalização evolui para a hiperpersonalização: agendas, networking, alimentação são adaptados às necessidades individuais. A IA permite ajustes em tempo real.

Experiências locais. Os participantes estão a voltar-se para o local: a cultura, os parceiros, os sabores e os ambientes assumem um papel central; e a autenticidade torna-se essencial.

Tecnologia Invisível. A tecnologia é poderosa, mas discreta: uma infraestrutura robusta de wi-fi e streaming mantém os eventos a decorrer sem problemas, por exemplo.

Micro Eventos. Os eventos menores e de alta qualidade ganham força. Os micro eventos permitem que os participantes falem e sejam ouvidos, além de serem económicos e mais fáceis de personalizar.

Eventos com Propósito. Os participantes querem eventos com significado autêntico. O propósito deve ser claro antes, durante e depois do evento e espera-se que o impacto se estenda além da experiência em si.

Dados. Os dados tornam-se um imperativo estratégico: orientam a tomada de decisões em tempo real, impulsionam a personalização e a hiperpersonalização, e ajudam a projetar resultados, a calcular custos e a refinar estratégias futuras.

Sustentabilidade. A sustentabilidade é regra, não exceção. O abastecimento local contribui para a redução da pegada de carbono e esperam-se soluções alinhadas com os critérios ESG (Environmental, Social, Governance).

Um futuro centrado no ser humano e apoiado pela tecnologia


“A indústria de eventos está a caminhar para 2026 com um foco renovado na conexão, comunidade e propósito, apoiada pelo crescimento contínuo da IA, dados e design intencional. À medida que as experiências se tornam mais hiperpessoais, mais locais e mais significativas, os profissionais de eventos estarão a navegar por um cenário que combina inovação tecnológica com criatividade centrada no ser humano”, lê-se no relatório.

O relatório de tendências da Eventex pode ser encontrado aqui.