Boost Portugal cria departamento de I&D+A para acelerar crescimento

Notícias

04-11-2025

# tags: Entretenimento , Turismo , Empresas , Experiências

A Boost Portugal anunciou a criação do departamento de I&D+A, uma nova estrutura dedicada à investigação, desenvolvimento e aquisições estratégicas.

O objetivo da criação do departamento de I&D+A é acelerar a inovação e o crescimento sustentado do grupo. O departamento nasce para expandir a oferta da Boost Portugal e explorar novas oportunidades tecnológicas e de negócio que reforcem o seu posicionamento nos mercados de turismo, entretenimento e experiências sustentáveis.

A missão do novo departamento de I&D+A é clara: combinar investigação aplicada e desenvolvimento interno com aquisições e parcerias estratégicas para impulsionar a competitividade e preparar o grupo para o futuro, explica a empresa em nota de imprensa.

O foco está em criar novos produtos, diversificar a oferta turística, melhorar a experiência do cliente e otimizar operações através de tecnologia, dados e criatividade. A empresa está ainda comprometida com a aproximação à academia, estando em curso várias parcerias com universidades portuguesas.

Entre os projetos atualmente em curso destacam-se soluções para turismo inteligente e sustentável, que inclui medição do impacto ambiental das atividades, além de novas formas de interação entre tecnologia e storytelling que promovem experiências culturais imersivas e personalizadas. Outro eixo em desenvolvimento é o da transformação digital interna, com enfoque na otimização de processos através de inteligência artificial.

“O novo departamento será aberto à participação de todos os colaboradores do grupo, promovendo um ambiente de cocriação e partilha de ideias. A iniciativa reforça o espírito colaborativo da Boost e o seu propósito de envolver as equipas na construção de soluções que tornem o grupo mais eficiente, inovador e sustentável. O I&D+A é o motor que vai acelerar a próxima fase de crescimento da Boost, combinando inovação interna com novas oportunidades de expansão e colaboração”, refere Euclides Major, administrador da Boost Portugal, no comunicado.

A certificação da Boost Portugal pela ANI (Agência Nacional de Inovação) como empresa idónea em I&D consolida o reconhecimento institucional do seu compromisso com a inovação tecnológica e científica no setor do turismo. A criação do departamento de I&D+A é acompanhada por um reforço da equipa com novas competências em investigação, inovação e crescimento sustentado.