Catalunha: juntar eventos e mobilidade

Reportagem

26-12-2022

# tags: MICE , IBTM World , África , Barcelona , Feiras , Turismo de Negócios , Meetings Industry , Destinos , Capítulo Ibérico da ICCA

Com uma longa tradição na indústria automóvel, a Catalunha dá mais um passo em frente e desenvolve um plano ambicioso que junta eventos e mobilidade.

Barcelona, durante a IBTM World, foi palco da apresentação do programa Meetings & Mobility da Catalunha, que se posiciona como um destino internacional de referência para eventos relacionados com mobilidade. Alicerçada no lastro de mais de um século de história relacionada com a indústria automóvel, a Catalunha junta todas as questões relacionadas com a mobilidade moderna, como a eletrificação, a mobilidade partilhada e o 5G, onde também conta com diversos centros de excelência, à capacidade para acolher diversos tipos de eventos relacionados com esta área, venues, hotéis, circuitos automóveis, estradas para todos os gostos.

Este ecossistema, cheio de oportunidades, traz à Catalunha os principais atores internacionais em áreas tão distintas como o fabrico de componentes automóveis, centros de investigação e desenvolvimento, laboratórios de pesquisa e de testes, o que permite criar inúmeras oportunidades de colaboração e de negócio. E estas presenças permitem igualmente atrair diversos fóruns, muitos deles internacionais, focados na inovação, capazes de gerar novas oportunidades em torno da mobilidade inteligente e de outros temas relacionados, dos veículos autónomos à renovação da indústria automóvel.

As competições mais mediáticas ajudam a manter a Catalunha como um hub relevante no sul da Europa, e ao longo de todo o ano, para o setor automóvel. Por aqui passam, por exemplo, a Fórmula 1, o MotoGP e o Mundial de Ralis. Uma série de argumentos a que a Catalunha junta ainda a localização, o clima ameno, a cultura e a mundialmente apreciada gastronomia. E tudo isto para conseguir atrair cada vez mais eventos relacionados com mobilidade para a região, apostando numa promoção conjunta que pretende captar mais negócios e mais eventos.

Meetings Africa inclui associações


Foi igualmente anunciado na IBTM World, em Barcelona, que a próxima edição do Meetings Africa, que acontece entre 27 de fevereiro e 1 de março de 2023 em Joanesburgo, África do Sul, haverá um espaço dedicado às associações, em parceria com a International Congress and Convention Association (ICCA), de modo a ajudá-las a melhorar a gestão do dia-a-dia, aprofundar o trabalho de cada uma delas e envolver mais os seus membros.

O Meetings Africa vai acolher ainda a primeira summit organizada pela International Association of Convention Centres (AIPC) no continente. O CEO da AIPC, Sven Bossu, recordou que África é o segundo maior continente, com a segunda maior população, e com uma economia que tem vindo a crescer rapidamente. Está por isso na hora, garante Bossu, de trazer mais eventos profissionais para África, e ajudar assim a desenvolver o continente.

Capítulo Ibérico da ICCA acolhe estudantes


Uma vez mais, o Capítulo Ibérico da ICCA organizou uma sessão com estudantes durante a IBTM World. “Out of the box work places” serviu não só para explicar aos jovens na plateia o que é e o que faz a ICCA, mas também partilhar a experiência de quatro dos seus membros, que trabalham em sítios completamente diferentes: uma agência, um venue, um convention bureau e uma plataforma de marcação de hotéis para grandes eventos internacionais. As suas histórias, o início, como evoluíram, misturadas com alguns conselhos bem práticos, sobre como começar a trabalhar em eventos, foram a base desta conversa descontraída.