CCB assegura verbas do PRR para requalificação de espaços

Notícias

23-07-2025

# tags: Lisboa , Centro Cultural de Belém

A Fundação Centro Cultural de Belém (FCCB) assegurou verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para requalificação de espaços.

A FCCB obteve um financiamento de 2,5 milhões de euros ao abrigo do PRR, no âmbito do investimento ‘RE-C04-i02 – Património Cultural’, para executar vários projetos estratégicos de requalificação e valorização das suas infraestruturas. O contrato de financiamento foi assinado a 10 de julho e prevê a execução dos investimentos até 30 de junho de 2026.

O apoio integral (100% do valor global elegível, excluindo IVA) vai ser destinado a intervenções que promovem a eficiência energética, a modernização tecnológica e a salvaguarda do património cultural edificado.

As intervenções previstas incidem em várias áreas estruturais do complexo do CCB. Passam pela aquisição de equipamentos de iluminação e audiovisuais, um investimento em tecnologia de ponta para o Centro de Reuniões e restantes espaços de programação, o que vai permitir uma maior versatilidade e qualidade técnica na realização de eventos, no âmbito da continuidade da transição tecnológica para soluções mais eficientes, explica o CCB em comunicado.

Outros projetos passam pela requalificação da iluminação técnica e artística dos auditórios do CCB, incluindo a substituição de quadros elétricos e dimmers, que vão consumir menos energia; pela melhoria das condições térmicas e ambientais no Museu de Arte Contemporânea/CCB, através da substituição e modernização dos sistemas de climatização; e pela renovação dos sistemas de monitorização e controlo, com vista à otimização energética e funcional, que inclui a implementação de uma nova plataforma de recolha de dados e análise da performance energética do edifício, para atingir as metas de redução de emissões de carbono.

O CCB adianta, na nota de imprensa, que estes projetos vão ser concretizados através de concursos públicos, já publicados.

“Este é um momento de grande significado para a FCCB. A obtenção deste financiamento confirma o reconhecimento da importância do nosso trabalho e do valor patrimonial do CCB. Com estas intervenções, damos resposta a necessidades há muito identificadas pelas nossas equipas, assegurando que o CCB permanece à altura da sua missão cultural, institucional e cívica, com os níveis de qualidade, conforto e inovação que o público e os nossos parceiros exigem e merecem”, refere Nuno Vassallo e Silva, presidente do Conselho de Administração do CCB.

Este financiamento enquadra-se na componente Cultura do PRR, que visa, entre outros objetivos, a requalificação de equipamentos culturais emblemáticos e a sua adaptação aos desafios contemporâneos, nomeadamente a sustentabilidade ambiental e a transição digital. A intervenção no CCB é concretizada com o apoio do Fundo de Salvaguarda do Património Cultural.