Congresso da APAVT: ‘Encontro com o Futuro’ em Macau
21-10-2025
# tags: Eventos , APAVT , Congressos , Turismo , Macau
A APAVT – Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo apresentou o programa do 50.º Congresso, que vai decorrer em Macau, de 1 a 5 de dezembro.
Esta edição celebra meio século de congressos APAVT, reafirmando o papel da associação como espaço de debate, união e visão estratégica do turismo português. Sob o lema ‘Encontro com o Futuro’, o evento vai reunir líderes institucionais, académicos e empresariais de Portugal, da China e outros mercados internacionais, e conta já com mais de 800 congressistas inscritos.
A sessão oficial de abertura vai ter intervenções de Pedro Costa Ferreira (presidente da APAVT), Francisco Calheiros (presidente da Confederação de Turismo de Portugal), Pedro Machado (secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços) e Anton Tai Kin Ip (secretário para a Economia e Finanças do Governo de Macau).
“Celebrar o 50.º Congresso em Macau é, ao mesmo tempo, regressar às origens da nossa ligação à Ásia e projetar o futuro do turismo português. Este programa reflete a ambição de debater os grandes temas da atualidade, promover o diálogo entre culturas e afirmar o papel das agências de viagens na transformação do setor”, afirma Pedro Costa Ferreira.
O programa do Congresso integra várias sessões temáticas, como ‘Encontro com o Futuro!’, com Sérgio Ferreira, sobre o impacto macroeconómico e social da inteligência artificial; ‘Uma obra por fazer, um problema por resolver, uma política por estruturar’, com José Luís Arnaut, Eduardo Jesus e Hugo Espírito Santo (TBC), moderados por Pedro Costa Ferreira; ‘Política – Ainda vamos a tempo?’, com Adalberto Campos Fernandes, Miguel Relvas e Sebastião Bugalho, moderados por Nuno Santos; ‘Pagamentos – Estratégia de Gestão de Risco e Rentabilidade’, powered by Amadeus; e ‘Rumo à Inovação – Push 4 Tourism’, com Miguel Gonçalves e Sérgio Guerreiro.
Além dos painéis e debates, o Congresso vai incluir momentos de celebração e cultura, como a produção ‘The House of Dancing Waters’, no encerramento.