Consultório de protocolo: dilema em gestão de precedências
10-03-2026
# tags: Formação , Protocolo , Eventos
As especialistas de protocolo e imagem, Cristina Fernandes e Susana de Salazar Casanova, respondem às perguntas dos leitores.
Pergunta: É aceitável inverter a ordem tradicional de precedência para dar visibilidade estratégica a um parceiro comercial importante?
Resposta: A sua pergunta é muito interessante, revelando um frequente dilema em termos de gestão de precedências. Caso esteja a referir-se a precedências oficiais, ou assentes em algum tipo de documento legal, a resposta é negativa, na medida em que a lei/norma devem ser escrupulosamente cumpridas.
Se, por outro lado, se refere a precedências não oficiais, ou meramente de cortesia, poderá, eventualmente, fazê-lo, se essa decisão assentar num racional facilmente compreensível por todos os participantes.
Contudo, globalmente, a resposta à sua questão mantém-se negativa, sugerindo-se que com criatividade seja encontrada outra solução para dar destaque a esse parceiro comercial, como, por exemplo, dar-lhe o estatuto de convidado de honra, criar um espaço de presidência ou plateia com uma configuração diferente, ordenar a plateia por ilhas, entre outras soluções a encontrar de acordo com a situação em concreto.
