Consultório de protocolo: indicação dos lugares reservados
14-09-2026
Cristina Fernandes, especialista em protocolo e imagem, responde às perguntas dos leitores, enviadas para o e-mail: info@eventpointinternational.com.
Pergunta: Qual é a melhor forma de indicar lugares reservados numa sala sem criar a sensação de hierarquia excessiva entre participantes?
Resposta: Quando menciona “sala”, partimos do princípio que se estará a referir a um layout do tipo plateia, e não propriamente a uma sala de refeições, por exemplo, ou de reuniões.
Numa plateia, as possibilidades são as seguintes:
- Marcar cadeiras apenas com a indicação de “Reservado”, mantendo uma lista de trabalho, para consulta dos membros da organização, com a indicação de “quem se senta onde”. Tem a enorme vantagem de permitir alterações de última hora, sem que se tornem visíveis, porém não permite que os convidados consigam localizar o seu próprio lugar, nem é uma solução tão elegante do ponto de vista protocolar.
- Marcar cadeiras com o nome/cargo ou nome/instituição do participante.
- Marcar cadeiras apenas com a indicação do cargo/instituição.
Contudo, não nos parece que a “sensação de hierarquia excessiva entre participantes” possa ser dissipada com alguma destas possibilidades. Com efeito, é mais fácil aligeirar esta perceção de hierarquia através da configuração da sala (ou mesas, se aplicável), quando tal é viável em termos de espaço.
© Cristina Fernandes Opinião
Especialista em protocolo e imagem

