Marcas vivas no Marés

Reportagem

22-07-2025

# tags: Marcas , Ativação de Marca , Festivais , Eventos , Meo Marés Vivas

O Meo Marés Vivas decorreu este fim-de-semana, no antigo parque de campismo da Madalena, em Vila Nova de Gaia.

O cartaz reuniu alguns dos maiores nomes da música nacional e internacional como os Scorpions, Thirty Seconds to Mars, Pedro Sampaio, Calema, Xutos & Pontapés ou Miguel Araújo & Os Quatro e Meia.

Com capacidade para acolher até 40 mil pessoas por dia, a edição de 2025 esgotou antes de abrir portas. O festival contou com cinco palcos, uma roda gigante patrocinada pela Meo, uma zona de alimentação maior em relação ao ano passado e até um slide promovido pela Via Verde.

A edição de 2025 do Marés Vivas reforçou o compromisso com a acessibilidade e inclusão. Existiam zonas adaptadas para pessoas com mobilidade reduzida, intérpretes de língua gestual nos principais concertos e voluntários especializados no apoio a pessoas com deficiência.

Além disso, o festival manteve a aposta na sustentabilidade ambiental, promovendo práticas como a redução de plástico, pontos de reciclagem, incentivos ao uso de transportes públicos e ações de sensibilização ambiental junto dos festivaleiros.

Marcas animam Marés Vivas


Parte do sucesso do Meo Marés Vivas deve-se, em parte, ao envolvimento das marcas que usam o festival como plataforma para criar ligações emocionais com o público. Em 2025, várias marcas de referência marcam presença com ativações inovadoras, reforçando o carácter experiencial do evento.

Logo na entrada do recinto estava a Via Verde a convidar os festivaleiros a entrar no festival de uma forma radical, através da montagem de um slide. A ativação da marca centrou-se na mobilidade e na sustentabilidade. Criou um espaço acessível para pessoas com mobilidade reduzida; disponibilizou um serviço de shuttle gratuito com partida na estação da Trindade (Porto) e com várias paragens até ao festival; montou simuladores de condução sustentável; e distribui brindes eco-friendly (como ventoinhas de cartão e chapéus de palha com branding).

A Meo, naming sponsor, manteve a sua presença de destaque. Foi responsável pela montagem da zona VIP e, este ano, montou uma roda gigante.

A Hyundai voltou a ser a viatura oficial do evento. Aproveitou e fez a apresentação do novo Hyundai?INSTER, 100?% elétrico e distinguido como “Carro Elétrico do Mundo 2025”. Durante os três dias, os festivaleiros tiveram acesso a boleias gratuitas num shuttle que operou entre a Quinta de Marques Gomes e a Junta de Freguesia de Canidelo. No seu stand, a marca teve momentos de animação musical e atividades que aproximavam público e veículo através de passatempos e brindes.

A Delta Cafés já é uma presença habitual no recinto do Marés Vivas. Entre as diversas ações desenvolvidas, destacam-se o veículo móvel junto aos palcos que convidava dois festivaleiros a responder a perguntas sobre cafés para avaliar a sua afinidade, oferecendo brindes conforme o resultado e, nas filas dos pontos de venda, o “jogo das diferenças” entre pessoas rendeu prémios como forma de transformar a espera em entretenimento.

O FC Porto voltou a marcar presença com uma estrutura própria. O clube trouxe merchandising, momentos fotográficos com jogadores e ações de engagement com sócios, adeptos e simpatizantes para manter as emoções da época futebolística vivas mesmo em ambiente de festival.

A Casal Garcia assumiu-se como patrocinadora oficial desta edição do Marés Vivas, reforçando a sua associação à música e à cultura. Com áreas de degustação e brindes refrescantes, a Casal Garcia ofereceu ao público um espaço para relaxar e experienciar os seus vinhos brancos, estreitando laços entre a marca e os festivaleiros de forma a criar experiências descontraídas e memoráveis.

Como media partner oficial, a SIC assegurou a cobertura do festival, com transmissões em direto, entrevistas exclusivas a artistas, garantindo assim que o ambiente do Marés Vivas chegue também a quem está em casa, reforçando a visibilidade do evento e das marcas envolvidas.

O Meo Marés Vivas 2025 encerrou com balanço positivo: mais de 120 mil pessoas passaram pelo recinto em Vila Nova de Gaia. E, uma vez mais, provou ser um terreno fértil para experiências de marca. Desde que o festival mudou para este recinto, nota-se também uma grande evolução e melhoria ao nível da experiência dos festivaleiros. O evento regressa a 17, 18 e 19 de julho de 2026.