The World Battle celebra 20 anos e apresenta novidades
12-08-2025
# tags: Desporto , Matosinhos , Festivais , Eventos , Porto
A celebrar 20 anos de existência, o The World Battle, festival de desporto e cultura urbana, está de regresso de 25 a 31 de agosto, no Porto e em Matosinhos.
É a primeira vez que o The World Battle vai decorrer nas cidades do Porto e Matosinhos, “elevando a escala do festival e criando uma plataforma urbana vibrante, diversa e inclusiva, com novos palcos, mais modalidades e uma programação cultural rica e diversificada”, anuncia a organização em comunicado.
A edição deste ano promete ser festiva, assinalando um percurso de crescimento, e apresenta várias novidades, das quais se destacam mais de 15 modalidades em competição e uma forte componente cultural com workshops de dança, freestyle rap, exposições, moda urbana, concertos e formação especializada.
“Esta edição é muito especial e reflete a evolução do festival. Para além de marcar os 20 anos desde que começámos esta aventura, é também o ano em que alargamos o palco entre o Porto e Matosinhos, trazendo novos desafios, novas aventuras e novos públicos”, refere Max Oliveira, CEO da MXM Art Center e fundador do evento.
Destaques da programação
A edição deste ano abre com a Breaking Gala, que alia um jantar de gala a batalhas de breaking, e que vai ter lugar no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, em Matosinhos.
A programação estende-se por diversos palcos nas cidades do Porto e de Matosinhos. Com entrada gratuita, o público vai poder desfrutar de uma Kids Zone, ganhar prémios, participar em ativações de marcas e visitar o mercado Street Vibes, que vai estar aberto ao público na Alfândega do Porto.
Entre as novidades deste ano, destaque para o Talk N’ Share, que promove uma conversa sobre Turismo Desportivo e Novas Modalidades, contando com a presença de Max Oliveira (The World Battle), Martin Gillian (Outbreak Europe) e Catarina Araújo (Câmara Municipal do Porto), numa partilha de perspetivas sobre o impacto cultural, económico e social do desporto urbano no contexto global.
O festival também vai acolher o WDSF – Youth World Championship, o Campeonato Mundial de Breaking da Juventude, organizado pela Federação Mundial de Dança Desportiva. E o skate volta a mostrar as suas manobras com foco no skate adaptado, numa ação desenvolvida pela Associação All aBoard.
O programa conta ainda com a Strongman Cup by Strongman Portugal, que reúne atletas europeus num teste aos limites físicos e mentais; a Rope Jump Compeddon by The High Jump, onde atletas especializados em saltos com corda realizam manobras arrojadas a partir de estruturas urbanas icónicas; e o Rugby Tag, uma variante do rugby tradicional, adaptada para ser mais segura e acessível, especialmente para crianças, jovens ou iniciantes.
No centro de toda a programação estão as competições de breaking, que ao longo de vários dias reúnem os b-boys e b-girls de todo o mundo.
O The World Battle conta ainda com o projeto Desporto no Bairro, promovido pelo MXM Art Center. Desenvolvido em bairros da Área Metropolitana do Porto, o projeto tem vindo a envolver crianças e jovens em atividades regulares de dança, fomentando o talento local, a autoestima e o espírito comunitário.
Em 2024, o The World Battle atraiu 57 mil visitantes, atletas de mais de 90 países e foi transmitido em 21 mercados internacionais. Na edição deste ano “aposta na transformação urbana, inclusão social, multiculturalidade e sustentabilidade, posicionando o Porto e Matosinhos como referências globais da cultura urbana”, conclui a nota de imprensa.