Muito mais do que stands. Promover um turismo que construa o futuro

Opinião

27-11-2025

# tags: Eventos , Associações , Turismo

A Bolsa da Empregabilidade vai celebrar a sua 10ª edição, uma trajetória que começou em Lisboa e já se espalhou por todo o território continental. 

O que nasceu como uma feira de emprego local transformou-se no maior hub de recrutamento do setor do turismo em Portugal, que une regiões e talentos numa verdadeira rede nacional de oportunidades.

Temos, pois, um saber acumulado em relação ao setor, que nos permite compreender o que mudou, como mudou, para além de perspetivar o que estará para vir.

Durante muitos anos, os eventos de turismo foram vistos apenas como espaços de promoção e visibilidade, onde destinos competiam entre si através da criatividade dos seus stands. No entanto, o mundo evoluiu, e com ele o turismo. Hoje, vão muito para lá dessa função, transformaram-se em plataformas de construção do futuro, no que podemos considerar como verdadeiras oficinas onde se reinventam práticas, trocam-se ideias e, sobretudo, valorizam-se as pessoas que fazem do turismo a sua paixão e profissão.

O turismo é hoje um dos setores estratégicos do país, capaz de gerar emprego qualificado e oportunidades de crescimento para milhares de profissionais – dos jovens que procuram a sua primeira oportunidade aos que procuram novos desafios. É por isso que atividades deste cariz não são apenas o que podemos denominar como feiras, mas, antes, um movimento que liga empresas, instituições e comunidades de norte a sul, de forma integrada e colaborativa.

Por outro lado, a perceção de que estes encontros não se podem cingir às grandes urbes traduz o reconhecimento de que o turismo cresce e se qualifica onde as pessoas estão. E são precisamente as pessoas, afinal, os recursos humanos, o maior valor do setor. São elas que transformam cada experiência turística em algo inesquecível, que inovam nos serviços, que garantem a sustentabilidade e que constroem comunidades fortes e inclusivas.

Além de proporcionar contactos diretos entre candidatos e recrutadores, os eventos na área do Turismo apresentam-se como ecossistemas onde se promove a qualificação, a inclusão e a renovação dos talentos. Acontecimentos onde o mercado de trabalho cruza-se com a formação, onde o presente se conecta com o futuro, e onde o Turismo se pensa como uma força regeneradora e humana.

A última década assistiu a uma transformação radical de todo o seu setor. Também por via disso, o desafio mantém-se, fazer das feiras plataformas vivas de transformação, que não se cingem ao negócio e à sua mera promoção, abraçando o propósito de construir um turismo mais consciente, criativo e sustentável. Estes são os lugares onde o turismo encontra os seus futuros, seja nas conversas, nas parcerias, nas oportunidades que se abrem em cada região do país.

Porque o turismo de qualidade começa com pessoas alinhadas com o valor do que fazem e com o sentido da missão que abraçam. E, pela nossa experiência ao longo deste período, bem sabemos que tal só se constrói com presença, diálogo e ação em todo o território.


© António Marto Opinião

Fundador da Bolsa da Empregabilidade, presidente do Fórum Turismo

Linkedin