Patrícia Magalhães: “A sustentabilidade não é apenas um discurso”

Entrevista

14-10-2025

# tags: Eventos , Catering , Food Events Network , Empresas , Sustentabilidade

A Food Events Network recebeu a certificação Biosphere Sustainable, um “marco muito importante” na história da empresa.

“É um reconhecimento de um percurso que temos vindo a construir há já alguns anos, muito assente na responsabilidade, na inovação, na vontade de fazer melhor, diferente, no setor do catering para eventos”, frisa Patrícia Magalhães, cofundadora da empresa, que tem tido um percurso “muito focado neste objetivo da sustentabilidade e do fazer melhor”, mesmo em eventos para milhares de pessoas.

Ser reconhecido com o certificado é, para a Food Events Network, “extremamente importante”, porque posiciona a empresa no mercado nacional e internacional, torna-a mais competitiva e reforça a confiança de clientes e parceiros, “mostrando que a sustentabilidade não é apenas um discurso, mas uma prática que tem de ser diária, estruturada”, principalmente “quando são eventos muito grandes”.

A certificação Biosphere Sustainable reconhece entidades alinhadas com práticas de sustentabilidade e a adoção de modelos de gestão mais responsáveis. Este caminho sustentável tem sido traçado desde o início da fundação da Food Events Network, há dez anos, pela mão de Patrícia Magalhães e Patrícia Gama.

“No fundo, o processo vem desde que nós construímos a empresa, porque sempre foi uma grande preocupação da nossa parte”, explica Patrícia Magalhães, que não tem dúvidas de que existe hoje uma maior preocupação com o tema. “Acredito mesmo que esse caminho está a ser paralelo com clientes e fornecedores”, refere a responsável, que considera “muito importante” a escolha de parceiros e fornecedores “pelas boas práticas que têm, que também se vão alinhar com as nossas boas práticas”.

“Acreditamos mesmo que a sustentabilidade se constrói em rede”


Valorizar os produtos da região e da época, reduzir os descartáveis, utilizando alternativas reutilizáveis e mais ecológicas, separar os resíduos, combater o desperdício alimentar, usar a energia e a água de forma eficiente e assegurar o bem-estar da equipa são algumas das práticas implementadas pela Food Events Network.

Num evento, e como tudo depende da conduta das pessoas, “a equipa tem de estar muito alinhada com este processo” e “muito consciente de tudo o que faz durante uma operação”. E este alinhamento da equipa é resultado de muitos “momentos de escuta, de partilha, de incentivo com os colaboradores”, fazendo-os sentir “que fazem parte desta mudança”.

“É muito importante que esta equipa sinta que isto faz a diferença. E o mesmo acontece com os clientes e parceiros, que nos têm dado grande abertura para adotar soluções mais sustentáveis e para alinhar objetivos connosco”, explica Patrícia Magalhães.

A responsável dá um exemplo. “Desta partilha com a equipa, saem depois conclusões muito interessantes. Nós embalávamos prato a prato, copo a copo, para que estivessem mais resguardados, para que não se partissem. Nós adquirimos algumas caixas e, hoje em dia, peliculamos uma caixa inteira, já não peliculamos copo a copo.”

“Parecendo que não, mas, quando se fala de grandes quantidades, tem interferência. E isto tudo foi sendo construído juntamente com a equipa. Acreditamos mesmo que a sustentabilidade se constrói em rede. Não adianta só termos este selo, o importante mesmo é que este selo seja o reflexo daquilo que nós praticamos no dia-a-dia”, acrescenta.

“As pessoas são o coração desta empresa”


No capítulo de promoção do bem-estar da equipa, inserem-se práticas como formação contínua, serviços de cuidados pessoal, teletrabalho, ações sociais e promoção da igualdade de género. “São tudo temáticas que nos fazem ter este selo e a que nós, efetivamente, damos muita importância. No fundo, as pessoas são o coração desta empresa, porque sem elas nós não conseguimos fazer nada.”

Patrícia Magalhães reforça a ideia de que sem as pessoas “este selo não existe” e recorda que esta certificação “é muito mais do que propriamente uma reciclagem”.

“Não é só reciclagem, há toda uma envolvência. Há uma envolvência humana, financeira, de gestão de resíduos, de quilómetro zero, de produtos locais, de opção de compra…” – e tudo isto só acontece “com uma equipa realmente muito integrada”.

“Estamos no bom caminho”


Receber a certificação Biosphere Sustainable tem impacto no posicionamento da empresa no mercado, mostrando que a Food Events Network se preocupa com o tema da sustentabilidade – uma temática “extremamente importante” e muito valorizada pelo mercado internacional.

Esta certificação diferencia a empresa no mercado, nacional e internacional, mas a Food Events Network não pretende ficar por aqui. “Nós não queremos baixar os braços; queremos, efetivamente, corresponder àquilo que nos é atribuído, mas ainda acrescentar mais, fazer melhor e tentar ir mais além.”

Assim, está em vista um novo selo, “que nos vai dar aqui também um posicionamento mais consolidado”. Sem revelar a próxima meta, Patrícia Magalhães garante que a empresa está no “bom caminho”, conclui.

© Maria João Leite Redação