Dubai: 12 propostas de atividades gratuitas

06-07-2022

# tags: Turismo , Destinos , Viagens , Dubai

De museus a arte urbana ou do deserto às praias, são 12 as propostas de atividades gratuitas para completar um itinerário de viagem no Dubai.

A oferta turística do Dubai está em permanente crescimento e são várias as sugestões de atividades e experiências para todas as idades e gostos. Mas há também diversas atividades gratuitas a usufruir no destino. O Departamento de Economia e Turismo do Dubai deixa 12 propostas, que podem complementar uma viagem.

1. Visitar a maior biblioteca do mundo árabe

A recente Biblioteca Mohammed Bin Rashid foi projetada para se assemelhar a um livro aberto sentado num rehl, um púlpito tradicional que contém o Alcorão. Localizada em Al Jaddaf e com uma estrutura impressionante, o edifício conta com vários andares com bibliotecas dedicadas a diferentes géneros, bem como com salas de conferências, um auditório e um parque infantil. A visita é gratuita, mas é necessário efetuar reserva.

2. Explorar o Museu Hub no Souk Al Marfa

Localizado no Souk Al Marfa, em Deira, o Museu Hub dá aos visitantes um vislumbre do estilo de vida do início do milénio e da herança dos Emirados Árabes Unidos. O museu conta atualmente com 50 espaços diferentes e a ideia é crescer ainda mais, com o aumento da coleção de mais 50 espaços (ou ‘museus’, como são intitulados) até setembro e mais 50 a cada seis meses. A oferta é variada e é possível ver retratos feitos à mão dos líderes dos Emirados Árabes Unidos, selos dos serviços postais, artefactos, jóias, livros, móveis, brinquedos, punhais exclusivos, ferramentas feitas à mão, entre outros.

3. Visitar o Jameel Art Center

O Jameel Art Center é um espaço de arte, localizado no bairro à beira-mar de Jaddaf. Neste espaço de visita gratuita, que também inclui uma livraria, podem ser apreciadas instalações de arte, exposições, exibições, entre outros.

4. Observar a arte urbana da cidade

A arte urbana pode ser vista em vários pontos da cidade, muitas vezes sem ser necessário sair do carro, se for o caso. Diversos artistas locais pintaram a cidade, de Karama a Satwa, até ao Jumeirah Beach Residence. Existem também algumas obras de arte no City Walk do Dubai, um local muito ‘instagramável’. 

5. Fazer a Sheikh Zayed Road de automóvel

Na Sheikh Zayed Road é possível ver vários majestosos edifícios e estruturas, como o Dubai Frame, e apreciar a impressionante arquitetura do Museu do Futuro até ver a ponta do Burj Khalifa a espreitar no horizonte.

6. Conduzir até ao deserto

O deserto mais próximo de Dubai está localizado a menos de uma hora de carro em Al Qudra. E é aqui que se encontram os Lagos Al Qudra Heart e a Ciclovia Al Qudra. Há também a oportunidade de observar animais selvagens, como o órix. 

7. Ir à praia

O Dubai tem também oferta de praias, como The Beach at JBR, Kite Beach ou Al Sufouh Beach que, embora difícil de encontrar, recompensará com águas tranquilas e quentes.

8. Observar o Canal do Dubai e as quedas de água

O canal artificial do Dubai foi inaugurado em 2016 e é uma via navegável com 3,2 quilómetros, que se estende de Dubai Creek em Old Dubai até à Business Bay, antes de voltar ao Golfo Pérsico. E a ponte que atravessa o canal na Sheikh Zayed Road tem uma cascata, que pode ser observada, especialmente à noite, quando é colorida com luzes.

9. Ver os espetáculos de fontes no Dubai Mall e Palm Jumeirah

A Palm Fountain proporciona um espetáculo de luzes e água e lá é possível assistir gratuitamente às rotinas aquáticas que as fontes dançam diariamente, do pôr-do-sol à meia-noite. As duas plataformas flutuantes cobrem 14 mil metros quadrados de água do mar, elevando-se a 105 metros e iluminando os céus do Dubai com três mil luzes LED.

10. Assistir a um espetáculo de laser no Dubai Festival City

Uma das propostas passa por assistir ao Imagine Show no Dubai Festival City. O espetáculo, que já ganhou dois Guinness World Records, inclui lasers, luz, fogo e água que contam histórias.

11. Visitar o Dubai Aquarium e o Underwater Zoo

Além das inúmeras lojas, o Dubai Mall acolhe o Aquário de Dubai e o Zoológico Subaquático. O tanque de dez milhões de litros está localizado no rés-do-chão do centro comercial e está repleto de tubarões, raias e outros animais aquáticos, compreendendo mais de 140 espécies. Para visitar o interior é necessário comprar bilhete, mas o exterior pode ser apreciado de forma gratuita.

12. Visitar o bairro histórico Al Fahidi

No bairro histórico Al Fahidi é possível observar as tradicionais torres de vento, construídas em pedra, teca, gesso, madeira de palmeira e sândalo. Cada beco, caminho e torre de vento conta a história da vida anterior aos sete emirados.