The Editory Collection Hotels estreia-se na Madeira

Notícias

29-12-2025

# tags: Funchal , Hotelaria , Madeira , Venues , Hotéis

O The Editory Collection Hotels estreia-se na Madeira, com a abertura do The Editory Ocean Way Funchal.

Resultado de uma reabilitação de um edifício que já funcionara como hotel e que se encontrava encerrado há mais de oito anos, a nova unidade cinco estrelas abre ao público com uma oferta de 98 quartos e suites, restaurante e bar, spa e três piscinas (duas exteriores e uma interior).

Para momentos de lazer, o terraço – que tem vistas panorâmicas sobre o Atlântico e a cidade – foi pensado para desfrutar de cocktails ao final do dia ou pequenos eventos.

O hotel dispõe de estacionamento, Wi-Fi de alta velocidade em todo o edifício e serviço de quartos, sublinhando uma oferta vocacionada tanto para lazer como para estadias de trabalho.

A abertura do The Editory Ocean Way Funchal representa a criação de cerca de 50 novos postos de trabalho, desde áreas operacionais a funções de coordenação e de gestão. Mais de 95% das posições vão ser preenchidas por pessoas residentes na ilha, reforçando o compromisso com a dinamização económica local, a retenção de talento madeirense e a valorização da hospitalidade genuína que caracteriza o destino.

Na gastronomia, a aposta em ingredientes locais, produtores da região e referências clássicas da cozinha madeirense é uma prioridade. A identidade local ganha destaque nos dois espaços de restauração: no ABRA, com uma cozinha centrada em produto fresco e de época; no Afe-nafe, um bar localizado no rooftop do hotel, com espírito mais descontraído, pensado para refeições partilhadas e momentos informais.

À medida que o sol se põe, o Afe-nafe transforma-se num palco de experiências sensoriais. De quinta-feira a sábado, o rooftop ganha vida com uma programação musical diversa.

A artista madeirense Bárbara Gil – com um percurso intimamente ligado à arte pública na Madeira – assina obras exclusivas para o hotel, adicionando uma camada de sentido de lugar e fazendo da arte um dos elementos centrais da experiência de estada.

A recuperação e modernização do edifício do The Editory Ocean Way Funchal e a sua transformação num hotel cinco estrelas de nova geração, promovida pelo Grupo Interpatium, representa um investimento global de 20 milhões de euros partilhado entre proprietário e operador.

O projeto de arquitetura exterior ficou a cargo do Gabinete RH+, enquanto o projeto de arquitetura interior e Interior Design foi desenvolvido pela Sonae Sierra.