The Famous Grouse: Consumidores querem resgatar momentos de convívio

Reportagem

02-12-2022

# tags: Marcas , Marketing , Eventos

A marca do setor de bebidas tem apostado nos eventos, introduzindo um novo conceito no mercado nacional: Vistas do Grouse. Conversamos com Raquel Pedro, brand manager da The Famous Grouse, a propósito da estratégia da marca no que diz respeito aos eventos.

O Vistas do Grouse é um conceito novo da The Famous Grouse, criado para “reforçar a força da marca The Famous Grouse no país, assumindo‑nos como o blended whisky de eleição dos portugueses para os momentos de convívio social”, refere Raquel Pedro, brand manager. Nesse sentido, o evento “pega num dos elementos icónicos da marca, o próprio Grouse, e junta-o a locais e vistas icónicas da capital” com o objetivo de “trazer literalmente ao de cima o posicionamento premium, mas também despretensioso e arrojado, de The Famous Grouse”. Nesta iniciativa, e noutras que promovem, a The Famous Grouse conta com o apoio de agências de eventos. Neste projeto em concreto, a marca trabalhou com a Tux&Gill, que deu apoio na ativação em ponto de venda.

Sendo uma marca com uma história muito longa, ela assume-se, no entanto, “arrojada, divertida e despretensiosa” o que lhe permite distanciar-se do “mood mais tradicional, muitas vezes associado ao whisky, permitindo-nos efetivamente arriscar e comunicar com o consumidor através de um tom mais espirituoso”. Raquel Pedro dá como exemplo desta forma de comunicar as “várias edições de The Famous Fest, em que, de forma pioneira, organizámos durante vários anos um dos festivais icónicos de stand-up comedy no país”.

Os eventos fazem parte da estratégia da The Famous Grouse para chegar a um público mais jovem, os futuros consumidores de whisky. “A marca quer cada vez mais ocupar o território dos momentos de convívio, em que os consumidores partilham as suas histórias e se conectam de forma descontraída e sem formalidades”, sublinha a brand manager. Durante a pandemia os eventos ficaram “em pausa” e os investimentos foram dirigidos para o digital. Este ano o panorama é diferente. “Com o levantamento de todas as restrições, temos sentido uma forte recuperação do setor, que se traduz numa grande vontade do consumidor em regressar à normalidade e a resgatar os momentos de convívio, nomeadamente em eventos culturais, desportivos, gastronómicos, entre outros”. A atestar isto mesmo, destaca a responsável, foi a “forte adesão” aos Vistas do Grouse, um “bom exemplo do entusiasmo das pessoas neste regresso à normalidade”.

A pandemia reforçou preocupações e deu mais ferramentas à marca. Rita Pedro explica que a marca sempre organizou eventos cumprindo critérios rigorosos de higiene e segurança alimentar, sendo que “a pandemia veio apenas reforçar esta preocupação já premente”. Por outro lado, a evolução do digital abriu “novas possibilidades na forma como se organizam eventos, desde a realização de eventos virtuais ou híbridos, que permitem aumentar o número de consumidores a que chegamos, ultrapassando as limitações físicas”. A forma de organizar os eventos também foi otimizada. “No caso do Vistas do Grouse, posso partilhar que fomos fazendo calls semanais para alinhamento entre todos os intervenientes, o que nos permitiu ir reagindo, inclusive, de evento para evento, algo que seria muito difícil de conseguir no contexto pré-pandemia”.