Jogos Olímpicos: novas datas já são conhecidas

30-03-2020

Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos em Tóquio decorrem de julho a setembro de 2021.

Já são conhecidas as novas datas dos Jogos Olímpicos e dos Jogos Paralímpicos de Tóquio. O Comité Olímpico Internacional (IOC), o Comité Paralímpicos Internacional (IPC), o Comité Organizador Tokyo 2020, o Governo Metropolitano de Tóquio e o Governo do Japão anunciaram que os Jogos Olímpicos vão decorrer de 23 de julho a 8 de agosto e que os Jogos Paralímpicos vão realizar-se de 24 de agosto a 5 de setembro de 2021.

Este adiamento dos Jogos para o próximo ano, que conta com o apoio das federações internacionais de Desportos Olímpicos de verão e de todos os Comités Olímpicos nacionais, está em linha com os princípios do Conselho Executivo do IOC e teve como base três considerações: proteger a saúde dos atletas e de todos os envolvidos, apoiando a contenção da Covid-19; salvaguardar os interesses dos atletas e dos desportos olímpicos; e o calendário desportivo internacional.

Para os responsáveis, estas novas datas dão às autoridades de Saúde e a todos os envolvidos na organização dos Jogos tempo para lidar com os cenários em constante mudança e com as interrupções causadas pela pandemia. Além disso, dão também tempo para finalizar o processo de qualificação.

“Quero agradecer às federações internacionais pelo seu apoio unânime e às associações dos Comités Olímpicos nacionais pela grande parceria e apoio no processo consultivo nos últimos dias. Quero também agradecer à Comissão de Atletas do IOC, com quem estamos em contacto constante. Com este anúncio, estou confiante que, trabalhando em conjunto com o Comité Organizador Tokyo 2020, o Governo Metropolitano de Tóquio, o Governo japonês e todas as partes envolvidas, podemos dominar este desafio sem precedentes. A humanidade encontra-se atualmente num túnel escuro. Estes Jogos Olímpicos Tokyo 2020 podem ser a luz ao fundo desse túnel”, refere Thomas Bach, presidente do IOC.

Andrew Parsons, presidente do IPC, ficou satisfeito por se terem encontrado novas datas rapidamente. “As novas datas garantem segurança aos atletas, tranquilizam as partes interessadas e dão algo ao mundo inteiro para ansiar. Quando os Jogos Paralímpicos se realizarem em Tóquio no próximo ano, eles vão ser uma mostra extra-especial da humanidade unida como uma só, uma celebração mundial da resiliência humana e uma exposição sensacional desportiva. A 512 dias dos Jogos Paralímpicos Tokyo 2020, a prioridade para todos os envolvidos no Movimento Paralímpico deve ser o de ficar em segurança com amigos e família durante estes tempos difíceis sem precedentes.”

A proposta das novas datas foi deixada por Mori Yoshirō, presidente do Comité Organizador Tokyo 2020, que ficou satisfeito por ter sido aceite pelas partes envolvidas. “É preciso um certo tempo para a seleção e qualificação dos atletas, bem como para o seu treino e preparação, e o consenso foi de que seria preferível realizar os reagendados Jogos durante as férias de verão no Japão. Tendo em conta os transportes, organização de voluntários e fornecimento de bilhetes para quem está no Japão e além-fronteiras, além da situação da Covid-19, pensamos que seria melhor reagendar os Jogos para um ano depois da data planeada, no verão de 2021. Não obstante o adiamento dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos pela primeira vez na história, e várias outras questões já destacadas, o reagendamento do evento é a pedra angular das preparações futuras e estou convencido de que termos tomado esta decisão vai ajudar-nos a acelerar preparações futuras”, frisa o responsável, agradecendo a todas as partes envolvidas pelo seu trabalho. “O Comité Organizador Tokyo 2020 vai continuar a trabalhar arduamente para o sucesso dos Jogos no próximo ano.”

“Considerando o surto global do novo coronavírus, precisamos de um determinado período de tempo antes de nos prepararmos para entregar uns Jogos seguros para todos os atletas e espectadores. Também a preparação para as novas datas vão decorrer sem problemas, já que as datas coincidem com o mesmo período das datas originais, correspondendo com o ‘ticketing’, o staff dos veues, voluntários e transporte”, conta o governador Koike Yuriko, acrescentando: “Portanto, acredito que celebrar a abertura dos Jogos Olímpicos a 23 de julho é o ideal. Os atletas, os voluntários, os portadores da tocha e os governos municipais locais têm estado preocupados com a situação. Como agora temos novas datas concretas a que nos agarrar, o Governo Metropolitano de Tóquio vai comprometer todos os seus recursos e vai trabalhar de perto com o Comité Organizador, o governo nacional e outras partes envolvidas, para preparar uns Jogos seguros.”

 

Todas as notícias relacionadas com a Covid-19 podem ser encontradas aqui: http://www.eventpointinternational.com/pt/tags/Covid-19