BTL, “uma plataforma essencial no turismo internacional”

Entrevista

21-02-2024

# tags: MICE , Lisboa , Eventos , FIL , BTL , Feiras , Turismo

A 34ª edição da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa vai decorrer de 28 de fevereiro a 3 de março, na FIL – Parque das Nações, e promete novidades.

“As expectativas são altas para promover o turismo e os negócios, expandindo a visibilidade internacional de Portugal e dos destinos participantes, promovendo uma plataforma de intercâmbio rica e diversificada”, afirma Dália Palma, gestora da BTL, que refere que o grande objetivo do evento passa, cada vez mais, “por internacionalizar a marca BTL e atrair cada vez mais destinos internacionais e empresas”.

E esse caminho está a ser trilhado com sucesso. Prova disso é que a edição deste ano da BTL vai contar com mais de 200 hosted buyers, quase o dobro relativamente à edição do ano passado. “Este aumento no número de hosted buyers sublinha o reconhecimento da BTL como uma plataforma essencial no turismo internacional, ampliando a visibilidade e o interesse por Portugal como destino turístico”, explica Dália Palma, acrescentando que é também “sinónimo de um grande trabalho de parceria que envolve o Turismo de Portugal e a TAP, e este ano a ACISO”.

Os buyers que vão estar presentes na próxima edição da feira de turismo representam 42 mercados emissores. A gestora da BTL concorda que Portugal é um destino cada vez mais atrativo, considerando que “a diversidade dos mercados emissores reflete o crescente apelo de Portugal como destino turístico, evidenciando a sua posição forte e atrativa no mercado global”. Além disso, “também revela uma diversificação na aposta em outros segmentos”.

O interesse no evento é notório também ao nível dos expositores. Em meados de janeiro, a BTL tinha já 95% do espaço de exposição ocupado. “Efetivamente, esse número demonstra a importância e o prestígio da BTL, consolidando a sua posição como uma das feiras de turismo relevantes no cenário internacional.”

“A edição promete novidades no segmento MICE”


São “muitas” as novidades na próxima edição da BTL; novidades que “resultam da oferta diversificada e da diversidade dos expositores presentes” na feira de turismo. Conta Dália Palma que, este ano, a organização voltou a apostar na BTL Cultural, “que promove a riqueza cultural de Portugal”; na BTL LGBT+, “focada na inclusão e diversidade”; e na BTL Emprego & Formação, “que visa conectar talentos a oportunidades no turismo”.

Além disso, continua, “apresentamos uma BTL mais internacional, quer na vertente da presença de destino internacionais com um total de 85, quer na vertente do programa de Hosted Buyers representado por 42 mercados emissores e um total de 200 compradores internacionais, convidados da BTL em parceria com a TAP e o Turismo de Portugal”.

O programa da 34ª edição do evento promove a troca de ideias e a promoção de conhecimento, através de conferências, talks e várias outras iniciativas, distribuídas por sete áreas distintas. A inteligência artificial, a sustentabilidade, as experiências, as soluções tecnológicas e os desafios do turismo nacional são temas que vão estar em análise.

Relativamente ao segmento MICE, a BTL “promete novidades”, contemplando “programas e ofertas, que visam reforçar a posição de Portugal como destino de eleição para eventos, conferências e encontros empresariais”. De acordo com Dália Palma, “talvez se sinta mais esse trabalho ao nível da qualidade dos hosted buyers que irão estar presentes, muitos especialistas nesse segmento”.

O destino internacional convidado da BTL 2024 é Cabo Verde, “um velho amigo da BTL e um destino de eleição dos portugueses há muitos anos”. Cabo Verde “destaca-se pela sua cultura rica, hospitalidade única e diversidade turística, oferecendo experiências culturais enriquecedoras e praias deslumbrantes”. As razões para visitar o destino “são inúmeras” e “o facto de Cabo Verde surgir em destaque nesta edição da BTL é um justo prémio para todo o trabalho que tem vindo a realizar”, conclui Dália Palma.

© Maria João Leite Redação