Dália Palma: “Esta será a maior BTL de sempre”
04-02-2026
# tags: Lisboa , Eventos , FIL , BTL , Feiras , Turismo
A BTL 2026, que se realiza de 25 de fevereiro a 1 de março, na FIL, vai ser a maior de sempre, segundo Dália Palma, diretora da feira internacional.
A próxima edição da BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market vai ter três eixos estratégicos: “o reforço do posicionamento internacional, a inovação e a diversidade e qualidade da oferta turística”. O evento pretende consolidar o seu papel como plataforma de negócios a escala global, reforçando a presença de destinos, empresas e compradores internacionais.
A nova organização do espaço expositivo por áreas geográficas reforça o primeiro eixo, permitindo “o contacto direto entre operadores, destinos e mercados emissores”. A BTL também reforça este ano a sua “estratégia de captação internacional, com uma campanha dirigida a mercados europeus estratégicos” (Reino Unido, Alemanha, Itália e Polónia), para aumentar o número de buyers e visitantes profissionais internacionais.
No campo da inovação, a BTL aposta no lançamento de uma nova app, que permite “preparar a visita de forma mais estratégica”, promove a interação com a área expositiva e pretende potenciar as oportunidades de negócio, antes, durante e depois do evento. A nova app permite uma melhor preparação da participação aos profissionais, enquanto oferece ao público atividades e conteúdos para uma vivência mais personalizada, dinâmica e orientada para a descoberta.
A diversidade e a qualidade da oferta – organizada por segmentos turísticos e representada por regiões, destinos e países – constituem o terceiro pilar da edição, refletindo “a maturidade do mercado e a capacidade da BTL em reunir, num único espaço, propostas diferenciadas e qualificadas, ajustadas a públicos e objetivos distintos”.
“Esta será também a maior BTL de sempre”, marcada pela expansão da área expositiva e a abertura do quinto pavilhão, “que permite crescer de forma sustentada e acolher novos projetos, novos destinos e novos players do setor”.
Mais de 125 destinos representados na próxima edição
Na BTL 2026, o Algarve é o destino nacional convidado e a Figueira da Foz o município convidado da feira, que vai contar com mais de 125 destinos representados. Destes, Dália Palma destaca a relevância crescente do Brasil, resultado quer do “interesse consistente dos portugueses pelo Brasil enquanto destino turístico diversificado”, quer da “forte atratividade de Portugal junto do mercado brasileiro, tanto no lazer como em segmentos especializados, como city breaks, eventos e turismo cultural.” Esta relação cria fluxos de negócios e “reforça o papel da BTL como plataforma facilitadora dessas ligações”.
Dália Palma realça ainda Espanha, cuja presença no evento é “muito sólida e estratégica”: tem várias regiões representadas individualmente, o que reflete não só a diversidade territorial, como a “aposta numa promoção segmentada de cada destino”.
Além disso, a BTL vai ter uma presença reforçada de países da América Latina, Europa, África e Ásia, “garantindo uma visão verdadeiramente global do turismo e permitindo aos profissionais identificar novos mercados, tendências emergentes e oportunidades concretas de negócio”.
O reforço da BTL Weddings e o crescimento consistente do MICE
Dália Palma conta que a BTL Weddings continua a ser “uma aposta estratégica” e que vai manter a sua vertente B2C e integrar, de forma complementar, uma forte dimensão B2B. “Para além do contacto direto com o público final, a BTL Weddings passa a trabalhar de forma estruturada com profissionais qualificados, nomeadamente wedding planners internacionais integrados no programa de Hosted Buyers, que reúne mais de 200 compradores provenientes de 42 mercados emissores”, bem como vai proporcionar oportunidades de negócio entre a oferta portuguesa: quintas, hotéis, catering, planners e fornecedores especializados.
Valorizando simultaneamente o B2C e o B2B, a BTL Weddings reforça o posicionamento de Portugal “como destino de excelência para casamentos internacionais” e cria “impacto real em termos de visibilidade, contactos e negócio”.
Dália Palma sublinha ainda o crescimento consistente do segmento MICE na BTL. “A procura por eventos corporativos, congressos e viagens de incentivo tem aumentado, o que se traduz numa presença mais alargada e diversificada de empresas, destinos e fornecedores especializados”, justifica.
A edição deste ano da BTL apresenta-se como uma “plataforma qualificada de negócio para o MICE”, permitindo que organizadores, empresas e destinos encontrem “soluções integradas e inovadoras, alinhadas com as novas exigências do mercado”.
Criar valor para profissionais e experiências relevantes para o público
Para Dália Palma, “a BTL é hoje um evento incontornável no setor do turismo, nacional e internacional”, reunindo todos os segmentos do mercado num espaço reconhecido como “um ponto estratégico de contacto, visibilidade e negócio”. Defende que a principal força da feira está na capacidade de “conciliar B2B e B2C”, criando valor para os profissionais e experiências relevantes para o público.
No B2B, a BTL consolidou-se como um “hub internacional do turismo”, ao atrair compradores de mais de quatro dezenas de mercados emissores e ao promover agendas de negócio qualificadas. Além disso, incentiva o debate em torno dos temas centrais do setor e apresenta as principais tendências.
No B2C, Dália Palma lembra que a BTL tem vindo a reforçar o negócio das agências de viagem e refere que, todos os anos, milhares de visitantes do público escolhem a feira para reservar férias e experiências, transformando-a “num verdadeiro marketplace”.
“Este posicionamento é sustentado por um forte investimento numa campanha de promoção junto do público final”, assente no conceito ‘BTL – o destino dos destinos’.
“A expectativa e manter e consolidar esta trajetória de crescimento”
Na edição do ano passado, a BTL registou números históricos: um total de 82 mil visitantes, 1.500 expositores, mais de 100 destinos internacionais, mais de 600 eventos paralelos no programa e mais de 300 postos de venda direta. “Desde 2022 que a BTL se tem superado a cada edição, não apenas em dimensão, número de expositores e visitantes, mas sobretudo na diversidade e qualidade da oferta, nacional e internacional.” Um crescimento que reflete o posicionamento da feira no mercado global, indica.
Para a próxima edição, “a expectativa é manter e consolidar esta trajetória de crescimento, reforçando a presença de expositores nacionais e internacionais e atraindo profissionais altamente qualificados de mais de 42 mercados emissores”.
Nesse contexto, Dália Palma recorda novamente a campanha internacional ‘Lisbon is Calling – The Heart of Tourism Will Beat Again in Lisbon’, lançada recentemente, e que é “uma ferramenta essencial para atrair novos mercados, aumentar a visibilidade internacional da feira e gerar impacto real em visitas qualificadas e oportunidades de negócio”.
