Luís Pedro Martins: congresso da ICCA destaca capacidade do Porto e Norte

Entrevista

05-01-2026

# tags: ICCA , Eventos , Porto e Norte de Portugal , Congressos , Porto , Turismo , Turismo de Negócios , Meetings Industry

Luís Pedro Martins considera que o congresso da ICCA no Porto evidenciou a capacidade da região na realização de grandes eventos internacionais.

No Global Conversation Corner, um projeto da ICCA, Shake It e Event Point, que decorreu no congresso da ICCA, o presidente do Turismo do Porto e Norte afirmou que a realização do evento no Porto foi um “marco” para a região. Lembrou que esta aventura não foi fácil de conquistar, devido aos fortes candidatos a acolher o congresso. Contudo, os argumentos “foram suficientes para convencer o board da ICCA a realizar aqui em Portugal e numa cidade que não é cidade capital”.

Luís Pedro Martins referiu também o desafio de realizar pela primeira vez na história da ICCA um evento multivenue. “Foi fantástico, porque foi ao encontro daqueles que são os nossos objetivos também, que é conseguir, obviamente com a nossa ação, impactar em todo o território”; no caso, três municípios: Porto, Matosinhos e Vila Nova de Gaia. Este formato, acrescentou, “ficará para sempre na memória de todos por aqueles que por aqui passaram”.

E tudo isso só foi possível pela facilidade de comunicação entre todos, do público ao privado, dos venues aos transportes. “Todos compreenderam a importância de recebermos o evento, e todos se mostraram muito disponíveis para que ele acontecesse e para que fosse bem-sucedido”, adiantou o responsável, que acredita num crescimento de eventos no destino.

Tendo sido o orçamento uma dificuldade, Luís Pedro Martins ficou satisfeito por perceber “que todos estiveram muito disponíveis para colaborar com o Porto e Norte”. O valor financeiro para a realização do evento veio do Turismo de Portugal, “numa altura em que acreditamos que o Turismo de Portugal está a olhar mais para todas as regiões, percebendo que Portugal não é só Lisboa, e que os eventos internacionais são muito importantes.” Ainda assim, considera ser necessário “equilibrar ainda mais essa balança”.

No Congresso da ICCA foi assumido um compromisso de trazer mais inovação, sustentabilidade, inclusão e participação dos cidadãos: o Porto & North Forever Pact, que pretende acrescentar algo à metings industry. “Trazer este terceiro setor para dentro desta indústria, acho que é a grande marca e esperemos que, a partir daqui, todos possam querer avaliar os seus eventos não apenas ao nível económico, mas também ao nível do impacto que deixou no território”, frisa Luís Pedro Martins, para quem é importante lembrar a importância do setor “para a economia, para a coesão territorial, para a coesão social”, esperando que o valor da meetings industry possa ser levado a todo o território.