Lisboa mantém 2º lugar no ranking mundial da ICCA
24-05-2023
# tags: ICCA , Eventos , Congressos , Meetings Industry
Lisboa mantém 2º lugar e Portugal o 7º no ranking mundial da ICCA.
Portugal tem motivos para celebrar, uma vez que conseguiu manter a 7ª posição do ranking da ICCA - International Congress and Convention Association, relativo ao ano de 2022. O país alcançou os 294 congressos ou reuniões. Em termos europeus, Portugal ocupa a 6ª posição, já verificada no ranking do ano anterior. A lista europeia é encabeçada por Espanha, Itália e Alemanha.
Lisboa consegue também o feito de manter o 2º lugar mundial no ranking, só ultrapassada pela cidade de Viena. O top 3 é fechado por Paris. A capital portuguesa recebeu o ano passado 144 reuniões.
Para a diretora executiva do Turismo de Lisboa, Paula Oliveira, “Lisboa, é uma referência mundial neste segmento. Para além de todo o trabalho de captação e acompanhamento realizado pelo Turismo de Lisboa, o destino reúne vários fatores que fundamentam o seu excelente posicionamento no ranking da ICCA: uma localização privilegiada, boas acessibilidades, infraestruturas disponíveis e profissionais de excelente qualidade. Adicionalmente, a transversalidade de experiências culturais e de lazer possíveis em Lisboa, tornam qualquer evento memorável para quem organiza e para todos os que participam.”
A segunda cidade portuguesa é o Porto, que ocupa a 27ª posição mundial, 22ª em termos europeus.
Outras cidades portuguesas na lista da ICCA são Cascais, que se encontra agora na 129ª posição mundial e na 80ª posição em termos europeus, Braga ocupa 153º lugar mundial e 91º lugar europeu), Coimbra é em 2022 a 164ª cidade mundial, e a 97ª europeia. Aveiro alcança o 173º posto (105º europeu), Vilamoura o 256º (152º europeu), Guimarães o 292º (172º europeu), e o Funchal o 326º lugar (187º europeu).
No final de 2022, a ICCA tomou a decisão de voltar aos rankings normais com base na observação de que aproximadamente 85% de todas as reuniões foram realizadas presencialmente. No entanto, reconhece que, em certos países e territórios, ainda havia restrições relativas à COVID-19.
A equipe da ICCA identificou mais de 10,500 reuniões, das quais cerca de 9 mil foram realizadas presencialmente, não sendo afetadas pelo COVID-19 ou realizadas em formato híbrido.
O CEO da ICCA, Senthil Gopinath, afirma que “este é um tremendo empreendimento da nossa equipa, que é muito bem-vindo por nossos membros porque os rankings de países e cidades da ICCA geram grande interesse da indústria. É animador ver que o impulso para as reuniões presenciais está mais uma vez muito forte e prevemos que essa tendência crescerá ao longo do próximo ano.”
Atualizado a 26/5 com declarações do Turismo de Lisboa