Wine & Travel Week de regresso em fevereiro

Notícias

24-01-2024

# tags: Gastronomia , Enoturismo , Eventos , Porto

De 18 a 25 de fevereiro, o Porto vai acolher a segunda edição da Wine & Travel Week (WTW), que promete uma semana de grandes experiências.

A semana vai ser intensa, com os holofotes apontados para o turismo associado ao vinho e à gastronomia. A segunda edição da WTW coincide com os 20 anos do evento Essência do Vinho – Porto e estão previstas várias iniciativas paralelas integradas na programação oficial da WTW.

“O enoturismo continua a ser uma área de negócio em franco crescimento. A retoma deste segmento da indústria mundial do turismo é notória no pós-covid. À escala global, estima-se que em 2023 a indústria global tenha movimentado o equivalente a 78 mil milhões de euros, sendo que os estudos projetam 268,4 mil milhões de euros em 2033. A WTW é um evento profissional que assume a ambição de tornar-se a referência na Europa. Os importantes apoios do Turismo de Portugal e da Câmara Municipal do Porto transmitem-nos essa confiança e essa responsabilidade, os três prémios internacionais alcançados na edição de estreia reforçam o projeto”, afirma Nuno Guedes Vaz Pires, diretor da Essência Company, que organiza a WTW.

O responsável acrescenta, em nota de imprensa, que a WTW vai trazer a Portugal “um significativo número de compradores e jornalistas, de um total de 26 nacionalidades, que terão um contacto privilegiado com a oferta enoturística que hoje conseguimos proporcionar”.

A WTW agrega profissionais de todo o mundo e, na edição deste ano, mais de uma centena de compradores e jornalistas especializados em enoturismo vai estar em contacto com uma rede de mais de 100 operadores, regiões de turismo e organizações, a que acrescem membros das capitais dos grandes vinhedos do mundo, a Great Wine Capitals (GWC). África do Sul, Espanha, França, Índia, Inglaterra, Israel, Japão, Nigéria, Portugal são alguns dos países representados.

Gastronomia, prémios, artes e passeios pelo país


O programa é vasto e vai decorrer em vários espaços. A receção dos participantes acontece no dia 18 de fevereiro, no World of Wine, enquanto as reuniões B2B vão ter lugar no Museu Nacional Soares dos Reis, a 19 e 20 de fevereiro.

No dia 19, no Palacete Silva Monteiro, o almoço vai ter a assinatura do chefe Renato Cunha (restaurante Ferrugem). E à noite, na Casa da Música, vai realizar-se a gala ‘Best of Wine Tourism’, prémios internacionais de enoturismo da GWC. No dia 20, no Museu Soares dos Reis, o almoço tem a autoria do chefe Rui Paula (duas estrelas Michelin no restaurante Casa de Chá – Paço da Boa Nova).

A WTW vai ter, pela primeira vez, uma região convidada. Trata-se da região de Castela e Leão (Espanha), que vai fazer, em paralelo, a estreia mundial do espetáculo ‘Merina: o ouro espanhol. Oteiza’. Unindo moda, dança, música e artes cénicas, esta produção vai subir ao palco do Coliseu do Porto, ao final da tarde do dia 20. À noite, a Junta Castilla y León e a Essência Company promovem um jantar e festa para os participantes e convidados do WTW, no Mosteiro de São Bento da Vitória.

Além disso, a comitiva internacional de compradores e jornalistas vai participar, de 21 a 23 de fevereiro, num conjunto de visitas pelas diferentes regiões de turismo portuguesas, contactando com projetos diferenciadores na área do enoturismo.

‘Gosto do Porto’ e os 20 anos do evento Essência do Vinho


Para celebrar Portugal e os vinhos portugueses, os produtores e os enólogos, o Porto e a gastronomia de origem, os restaurateurs, os cozinheiros e os sommeliers, a WTW conta com o projeto ‘Gosto do Porto’, que abrange a restauração da cidade. A iniciativa tem o apoio da Câmara Municipal do Porto e em breve vai ser publicada a listagem de aderentes.

“Ao todo, 50 restaurantes, lojas e bares que oferecem boa comida, uma carta de vinhos eclética e que proporcionam a tão autêntica hospitalidade nortenha. Da mesa mais tradicional aos estrelas Michelin, a ideia é promover os produtos da região, a restauração portuense e os wine bars, aproveitando o pretexto de o Porto ser nesses dias uma espécie de capital europeia do enoturismo, do vinho e da gastronomia”, explica Nuno Guedes Vaz Pires.

Entretanto, o evento Essência do Vinho – Porto está a celebrar 20 anos de existência. “Parece ter sido ontem, mas tudo começou em 2004. O evento que revolucionou a forma de apresentar e comunicar os vinhos portugueses ao público está a celebrar 20 anos e a ultimar uma das melhores programações de sempre, que será detalhada nos próximos dias e apresentará um conjunto memorável de momentos – Top 10 Vinhos Portugueses por um painel internacional de jurados; The Room Experience, a rara oportunidade de provar os vinhos mais exclusivos de 20 das grandes famílias mundiais do vinho; provas comentadas, harmonizações e masterclasses; 4.000 vinhos de mais de 400 produtores”, afirma Nuno Guedes Vaz Pires.