Ética do uso da IA na organização de eventos levanta preocupações

Notícias

11-12-2023

# tags: Eventos , Associações , Meetings Industry , Tecnologia , Eventos corporativos

De acordo com um white paper, as implicações éticas da utilização da IA na organização de eventos levantam preocupações.

Da autoria do The Hague & Partners Convention Bureau e do Ottawa Tourism, o white paper, que vai ser lançado em janeiro, vai revelar que 63% dos buyers associativos inquiridos estão muito preocupados ou ligeiramente preocupados com as implicações éticas da utilização da IA [inteligência artificial] na organização de eventos.

O documento avança que 63% dos inquiridos consideram que os governos devem legislar sobre a utilização da IA na organização de eventos. Contudo, 65% não acham que esses mesmos governos tenham o conhecimento necessário para poder legislar com eficácia.

Os profissionais inquiridos estão preocupados com a utilização e a retenção dos dados obtidos pelas empresas de tecnologia através da IA: 20% afirmaram que os fornecedores de tecnologia de IA não são muito fiáveis e 13% afirmaram que não o são de todo – e estes 33% ultrapassam os 27% que mostraram confiança.

Para 52% dos inquiridos, uma solução possível é a criação de uma norma internacional (ISO) que abranja a utilização da IA em eventos; neste capítulo, 29% disseram ‘talvez’ e 7% estão de acordo.

Embora num universo bastante mais pequeno, o white paper apresenta resultados relativamente ao segmento corporativo. Metade (50%) dos organizadores de eventos empresariais inquiridos estão ligeiramente preocupados com as implicações éticas da utilização da IA na organização de eventos.

Além disso, 71% pensam que os governos deveriam legislar sobre o assunto, sendo esta a mesma percentagem dos que não acreditam que os governos tenham os conhecimentos necessários para o fazer. Metade (50%) dos inquiridos confiam neles nos fornecedores de tecnologia, enquanto 28% mostraram-se preocupados com a fiabilidade desses fornecedores.

“A IA é inevitável e já está a ter impacto nas nossas vidas”


“A IA é inevitável e já está a ter impacto nas nossas vidas de muitas formas”, refere Bas Schot, diretor do The Hague & Partners Convention Bureau, em nota de imprensa, acrescentando: “Os indivíduos e as organizações que pensam que é algo que não os vai afetar claramente não se apercebem de como já está enraizada no nosso mundo. É demasiado fácil pensar apenas em termos de inteligência artificial generativa, mas a IA é muito mais do que isso e temos de aproveitar o seu poder de uma forma ética e positiva para todos.”

Lesley Pincombe, vice-presidente de Meeting and Major Events do Ottawa Tourism, complementa: “Queríamos ir além das discussões sobre o que a IA pode fazer, para considerar como a devemos integrar nas nossas organizações a nível humano. Não há como negar que a IA pode fazer coisas incríveis. No entanto, devemos permiti-lo; quando devemos colocar um travão, comunicar melhor e concentrarmo-nos na humanidade e não na tecnologia?”

O The Hague & Partners Convention Bureau e o Ottawa Tourism inquiriram, em outubro deste ano, 109 profissionais dos eventos. Para além do inquérito, o white paper está a ser criado no âmbito de entrevistas e debates com especialistas dos setores associativos e de IA.

O white paper completo vai cobrir estes tópicos com mais pormenor, vai explorar áreas específicas de preocupação para a indústria e vai questionar se o setor está a melhorar as suas competências com rapidez suficiente para responder à crescente utilização da IA como tecnologia, conclui o comunicado.