Continente Kitchen of Rock: cozinhar, rockar e ajudar no Rock in Rio Lisboa

Evento

16-11-2022

# tags: Marcas , Prémios , Agências , Caso de Estudo , Ativação de Marca , Festivais , Eventos , Rock in Rio , BEA World , Big Fish

A ativação Continente Kitchen of Rock, organizada pela Big Fish, é finalista dos prémios BEA World 2022, na categoria Brand Activation.

A presença do Continente no Rock in Rio Lisboa não passou despercebida aos 287 mil visitantes que o festival acolheu em quatro dias. Tendo como mote ‘Cozinhar. Rockar. Ajudar’, a ativação da marca no evento promoveu os produtos frescos da cadeia de supermercados, ao mesmo tempo que mostrou que divertir e ajudar podem ser verbos que se complementam.

No sentido de promover os produtos do Continente, de destacar a marca no evento e de estimular envolvimento com os festivaleiros, a Big Fish, a agência responsável pela criatividade, desenvolvimento e produção da ativação, criou uma bateria gigante, feita de tachos e panelas.

A estrutura tinha três andares e, no primeiro, os festivaleiros puderam usufruir de uma experiência ao estilo ‘Masterchef’. Três grandes balcões de cozinha, com capacidade para 24 pessoas, serviram para a preparação das receitas criativas, orientadas por chefs de nova geração; receitas que depois se transformaram em refeições doadas à organização não governamental Refood, reforçando o compromisso da marca com a sustentabilidade social.

E quem não cozinhava também podia ajudar, bastando para isso tirar fotografias na bateria de tamanho normal. Cada foto partilhada correspondia a uma refeição doada. Todos os participantes receberam merchandising da Kitchen of Rock, como luvas de forno ou aventais.

Participaram nesta ativação festivaleiros anónimos e figuras públicas, entre chefs, músicos e personalidades da televisão, o que acabou por criar mais hype e conteúdo para utilizar nas redes sociais. Esta partilha era estimulada, para que o evento e a marca chegassem a quem não pôde estar presente no Parque da Bela Vista, em Lisboa.

As áreas superiores eram exclusivas para convidados – mais de dois mil – e apresentavam serviço de bar e catering. Além de ter uma vista privilegiada para o festival, o terraço tinha nos címbalos gigantes um protetor para o sol e para a chuva.

O stand de três andares era composto por uma estrutura modular, metálica e reutilizável. Foram utilizadas dez toneladas de madeira alugadas, que passaram a ter uma segunda vida após o festival, e apenas revestimentos à base de água, minimizando o impacto ambiental.

Os resultados desta ativação são dignos de, pelo menos, uma estrela Michelin, considera a agência. Afinal, este foi eleito o melhor stand de marca nesta edição do Rock in Rio Lisboa, de acordo com uma Poll Brand, promovida pela Scopen; todas as sessões de culinária esgotaram; foram doadas 800 refeições à Refood e distribuídos mais de dez mil brindes, fruto do envolvimento direto com a marca.

Neste que foi o quinto ano de patrocínio do Continente ao Rock in Rio Lisboa, a marca teve uma presença disruptiva, para que fosse possível reforçar a imagem da cadeia de supermercados como especialista alimentar e pioneiro em sustentabilidade.

Ficha Técnica

Evento: Continente Kitchen of Rock
Cliente: Continente
Agência Organizadora: Big Fish
Fornecedores técnicos: Formula 7 e Europalco
Local e Data: Parque da Bela Vista, em Lisboa, de 16 a 26 de junho de 2022
Orçamento: 500k > 800k


Assista à conversa vídeo com Jorge Trindade, da Big Fish, e Tiago Soeiro, do Continente, onde se fala de coisas tão diversas como o conceito do evento, de sustentabilidade, das expectativas para os prémios, e de como estamos ainda a sarar as feridas nesta indústria dos eventos, depois de dois anos de pandemia.