Conteúdo Patrocinado

Google Cloud Day é o novo “cartão de visita” da Multilem

Reportagem

19-12-2023

# tags: Caso de Estudo , Multilem , Eventos , Tecnologia

Evento de sucesso, montado “em tempo recorde”, pode colocar a agência na lista de empresas ‘top of mind’ que oferecem o serviço de criação de conceito, produção e gestão de eventos.

Mil pessoas participaram no Google Cloud Day, evento da Google realizado no Centro de Congressos do Estoril que, em junho deste ano, reuniu executivos, engenheiros, parceiros e clientes para acompanhar a transformação que a cloud pode levar às empresas.

Cliente da Multilem há sete anos, o gigante da tecnologia e da internet recorreu, uma vez mais, aos serviços 360 de design, construção e gestão de eventos da empresa para realizar um evento que Gonçalo Figueiredo, diretor criativo da Multilem, considera ter sido “único em Portugal”.

Com três meses para preparar o evento, a Multilem assumiu as responsabilidades de criação do conceito do Google Cloud Day, conceptualização gráfica, decoração de espaços, produção de materiais audiovisuais, gestão do evento, entre outras funções.

Dois dias para montar o evento

À partida, o pedido da Google parecia ser um projeto como tantos outros criados pela Multilem ao longo dos seus 37 anos de experiência no mercado, mas acabou por se transformar num case study para a empresa, pelo “tempo recorde” com que tiveram de montar o evento, contando apenas com dois dias em vez dos habituais “quatro, cinco”.

“Tínhamos um dia e meio para montagens e meio dia para testes, o que nos deixou um bocadinho apreensivos”, explica Teresa Barreto, diretora comercial da Multilem. A agência foi obrigada a’mudar o chip’ em termos de operação, ‘’garantido uma equipa mais numerosa do que o habitual e chefias de operação por zona para cumprir o cronograma ao minuto”, acrescenta.

Para o diretor criativo do projeto, o tempo destinado à montagem também foi “o grande desafio” do Google Cloud Day, evento que considera ter sido mais complexo por ter ’’várias sessões em simultâneo e a transmitir em direto”.

“Colocar um evento com esta dimensão em pé em dois dias de montagem, para nós foi quase um recorde e, nesse aspeto, pode ser considerado um case study para a Multilem, para o futuro, até para percebermos o nosso potencial e identificarmos como garantir rapidez sem comprometer a qualidade”, afirma Gonçalo Figueiredo.

Ao tempo reduzido para montagem e testes somaram-se outras alterações. “Começámos a perceber que o número de pessoas foi duplicando e triplicando e, de repente, no dia do evento, tínhamos três vezes mais pessoas do que era suposto. Tivemos que adaptar tudo”, recorda.

Para Teresa Barreto, há outra aprendizagem a retirar do evento: simplificar, propondo estruturas mais leves do que as que estão habituados a sugerir. “Ou seja, sermos criativos nisso também. Manter a qualidade, manter a sustentabilidade, manter o conforto, mas, ainda assim, sermos capazes de construir em tempo e entregar antes do tempo”, sublinha.

A “exigência” acrescida da marca Google

A visibilidade que a marca Google tem em todo o mundo acarreta um grau de “exigência” superior face a outros clientes, já que, considera Teresa Barreto, trata-se de “uma marca que tudo o que faz vai ser partilhado, tem impacto e há sempre uma expectativa da parte do visitante ou participante do evento ou mesmo da parte das redes sociais ou de quem segue a marca”.

Também Gonçalo Figueiredo admite “sentir essa pressão”, mas sublinha que são eventos como o Google Cloud Day que depois servem de montra para o trabalho da Multilem.

“Antes de me preocupar com o sucesso do meu projeto criativo, eu já estou muito mais preocupado com o resultado final deste evento e a visibilidade que ele vai ter e a projeção que vai ter. No fundo, essa boa experiência com as pessoas fora do evento, os visitantes e o evento correr 100% bem e as pessoas gostarem, para nós vai ser o nosso cartão de visita no futuro. É isso que nos preenche e é isso que nós depois podemos ganhar”, afirma o criativo.

Com base no sucesso do Google Cloud Day, Teresa Barreto não tem dúvidas de que o futuro da Multilem em Portugal ficará marcado por esta experiência. “A Multilem, apesar de ter um portefólio bastante consolidado neste tipo de ações, pode não ser o ‘top of mind’ dos responsáveis de marketing no mercado português. Mas fazer isto, fazer bem e ter um feedback desta dimensão para uma marca tão visível, sem dúvida que pode clarificar o nosso posicionamento”, conclui.