Lota da Esquina: ‘eat, drink, live’ em Cascais

Entrevista

11-09-2023

# tags: Restauração , Venues , Eventos , Eventos corporativos , Cascais

Oficialmente inaugurado em abril, o restaurante Lota da Esquina conta com espaços para eventos. ‘Eat, drink, live’ é o conceito deste venue situado em Cascais.

Com a assinatura do chef Vítor Sobral, a Lota da Esquina destaca-se pela oferta gastronómica e pelo facto de as salas de jantar e os bares – alusivos aos quatro elementos: fogo, água, terra e ar – estarem preparados para acolher eventos de vários formatos, quer particulares, quer corporativos.

“A Lota da Esquina abriu em modo de soft opening há precisamente um ano. O espaço foi sendo apresentado gradualmente devido a alguns aspetos de construção que demoraram a ser finalizados, o que nos impediu de funcionar em plenitude durante um período. Finalmente, em abril, foi totalmente apresentado conforme se encontra ao dia de hoje, sendo efetivamente a data que marca a abertura oficial”, começa por explicar Miguel Silva, project manager & marketing do grupo Vítor Sobral.

Idealizado e aprovado ainda antes da pandemia – tendo ficado em stand-by durante essa altura –, o projeto foi proposto ao chef Vítor Sobral, “com o objetivo de dinamizar a oferta gastronómica em Cascais e, ao mesmo tempo, recuperar um espaço único num local icónico da vila”.

E há três pontos que orientam o restaurante: ‘eat, drink, live’. Eat, porque este é “um espaço onde é possível saborear uma verdadeira fusão gastronómica”, contando com “a essência do peixe e dos mariscos, a qualidade da carne, os legumes frescos e as sobremesas perfeitas”.

Drink, porque “dos vinhos de excelência aos destilados, champagne, espumantes, cocktails”, entre outras bebidas, todas servem “para brindar e celebrar no nosso restaurante ou na esplanada”. E Live, porque a Lota da Esquina é “um espaço sofisticado e de partilha, que proporciona o ambiente ideal para o convívio entre amigos numa pista de dança animada por DJ e bandas ao vivo ou para festas privadas, temáticas e aniversários”, descreve Miguel Silva.

“Criar o mood perfeito para experiências únicas e inesquecíveis”


Além da oferta gastronómica, a Lota da Esquina pode distinguir-se no mercado por ter “uma sala exclusiva para a realização de eventos, que se transforma nos dias de verão numa esplanada coberta”. Esse espaço, frisa Miguel Silva, é “ideal para almoços ou jantares e até apresentações de marca”, sendo “um dos poucos espaços em Cascais com capacidade para 120 lugares”. Tem também “janelas amplas e uma vista desafogada para o centro da vila”.

O bar Terra permite eventos em modelo volante e tem capacidade para entre 100 a 120 pessoas. Além da sala para eventos no piso 1, a Lota da Esquina tem também uma sala de jantar, no piso 0, com capacidade para 86 lugares.

Em termos de serviços, a Lota da Esquina tem disponíveis, mesa para DJ com sistema de som Pionner e duas colunas; uma tela e projetor; serviço de bengaleiro, hosts, catering, staff, entretenimento (DJ, dançarinos, músicos e percussionistas) e entretenimento para crianças. É possível ter a exclusividade total ou parcial do espaço.

Os elementos diferenciadores da Lota da Esquina são “a localização prime, a versatilidade das salas, que se ligam pelo formato open space e permitem eventos até cerca de 240 pessoas em modo de exclusividade, e a nossa filosofia de menus flexíveis e personalizáveis, à expectativa dos nossos clientes”, sublinha Miguel Silva.

Os espaços ajustam-se aos objetivos dos clientes. “A Lota da Esquina foi pensada para viver o dia-a-dia.” Lá é possível “almoçar descontraidamente na nossa esplanada, realizar um jantar especial de aniversário, organizar uma festa corporativa na sala de eventos ou até festas temáticas para um grupo de amigos no bar Terra”. No fundo, o restaurante “permite dar largas à imaginação e criar o mood perfeito para experiências únicas e inesquecíveis”.

“Contínua adaptação às exigências do mercado e do consumidor”


A Lota da Esquina pode acolher vários eventos particulares ou corporativos. No que toca especificamente aos eventos das empresas, estes têm tido “uma positiva ascensão para a operação na sua generalidade, alguns períodos mais fortes que outros”, correspondendo atualmente a “entre 25% a 30% da faturação total do espaço”.

Miguel Silva refere que a expectativa, “para os próximos dois anos, é continuar a inovar e a explorar o grande potencial da Lota da Esquina, com o drive em alinharmo-nos no segmento onde nos encontramos e uma contínua adaptação às exigências do mercado e do consumidor”.

De acordo com o project manager, “procuramos trabalhar para garantir um volume constante de eventos ao longo do ano, prevendo que possa corresponder a cerca de 40 a 50% da faturação geral”, conclui.

© Maria João Leite Redação