Qatar: de braços abertos para o mundo

Entrevista

27-04-2022

# tags: Eventos , Turismo , Meetings Industry , Destinos

Entrevistas com Philip Dickinson, vice-presidente para mercados internacionais da Qatar Tourism, e Matt Raos, vice-presidente sénior de vendas globais da Qatar Airways.

2022 será um ano importante para o Qatar, culminando com o primeiro Campeonato do Mundo da FIFA realizado no inverno. O Qatar deseja ter os olhos do mundo no seu portfólio de locais verdadeiramente inspiradores, começando com os oito estádios que estarão na frente e no centro, e todos terão um legado duradouro para a área onde se localizam. Essa autenticidade cultural encontra a marca de modernidade, está longe de ser uma ferramenta de marketing, mas está firmemente inserida no ADN da sociedade do Qatar, alimentando ofertas exclusivas em negócios, desporto, cultura, arquitetura e tours experienciais. Como resultado, o organizador de eventos tem uma rica variedade de opções para construir em torno do briefing MICE dos seus clientes.

Uma coisa é certa, as diferentes facetas do setor de turismo do Qatar estão todas em sincronia, apoiando-se mutuamente e destacando-se em cada um dos campos individuais. O correspondente internacional da Event Point, Ramy James Salameh, teve a oportunidades de fazer algumas perguntas à do Turismo do Qatar e à Qatar Airways.

Turismo do Qatar

A Qatar National Vision 2030 foi revelada em 2008. Que papel o setor de viagens de negócios e MICE desempenha na estratégia para atingir as metas estabelecidas nessa 'visão'?

A Qatar National Vision 2030 define o roteiro para que o Qatar se torne uma sociedade avançada, capaz de sustentar o seu desenvolvimento e fornecer um alto padrão de vida para o seu povo. Para apoiar isso, a Turismo do Qatar tem uma estratégia para atrair mais de seis milhões de visitantes internacionais por ano até 2030, aproveitando a variedade de experiências existentes na península e capitalizando uma onda de novos hotéis e aparthotéis, parques temáticos, centros comerciais e grandes projetos de lazer que foram abertos recentemente ou estão na calha para abrir. A ambição é aumentar o turismo para 12% do PIB e tornar o Qatar um destino líder mundial para viajantes.

Além de expandir a oferta de lazer, o MICE será crucial, pois queremos transformar o Qatar num centro de negócios internacionais. A meta é que o MICE e as viagens de negócios contribuam com 23% para o segmento geral de turismo. Os principais objetivos são maximizar as viagens de incentivo e as grandes reuniões, enquanto aumentam as conferências internacionais de 34 para 80 e as exposições internacionais de 24 para 60 até 2030.

Quais são os principais desenvolvimentos MICE planeados para os próximos anos, por exemplo, uma grande nova infraestrutura MICE, aumento da capacidade hoteleira com instalações MICE, novas inovações de incentivos?

O Qatar é um centro em crescimento que acolhe grandes conferências internacionais, eventos desportivos e de negócios e sediará uma variedade de eventos importantes nos próximos dois anos, incluindo o Grande Prémio do Qatar, o Salão Internacional do Automóvel de Genebra do Qatar, a Associação Mundial de Gestão Desportiva e o Campeonato do mundo do Qatar 2022 TM.

A nossa abordagem está focada em atrair eventos que correspondam aos setores de crescimento existentes do Qatar, criando assim experiências MICE mais enriquecedoras para visitantes de negócios, ao mesmo tempo que contribuem significativamente para a economia do país.

Uma extensa estratégia de desenvolvimento do turismo está em andamento, incluindo a abertura de novos resorts, hotéis e aparthotéis, restaurantes, atividades e grandes projetos de lazer que atenderão às necessidades de cada viajante.

Novos hotéis adequados para viajantes a negócios incluem o Pullman West Bay Doha, que oferece salas de conferências contemporâneas e um amplo salão; o Corinthia Doha, que vai dispôr um espaço para banquetes para até 1.000 convidados e o cinco estrelas Swissôtel, que incorpora 350 quartos e mais de 100 suites residenciais de luxo, bem como espaços de comércio e reuniões.

Outras inaugurações de hotéis empolgantes incluem o Rosewood Doha, o St. Regis Marsa Arabia, o The Pearl Qatar, o Dream Doha e o icónico Katara Towers que abrigará dois hotéis de luxo: o Raffles Doha e o Fairmont Doha. Também vamos continuar a trabalhar em estreita colaboração com os organizadores de eventos, oferecendo um programa de hosted buyers, além de conectá-los com as partes interessadas locais, incluindo companhias aéreas e parceiros de hotéis e representantes dos venues.

Também vamos desenvolver a nossa relação com DMCs, que podem criar programas personalizados com base nos requisitos exclusivos da empresa e parceiros associativos, incluindo Ufi, ICCA, IAEE e Site.

A estratégia do Turismo do Qatar dá ênfase ao turismo "experiencial" usando a cultura inata do país. Isso contribui para os incentivos corporativos e de que forma ajudará a atrair novos negócios MICE?

Incentivamos todos os visitantes a mergulhar na rica cultura e na orgulhosa história do Qatar, estejam eles aqui a lazer ou a negócios. A hospitalidade de alta qualidade é fundamental para a cultura local e os viajantes descobrirão isso em todos os pontos de contacto na sua jornada. Acreditamos que é essa excelência de serviço combinada com instalações de eventos de última geração, eventos desportivos de classe mundial e grandes conferências, que realmente aumenta nosso apelo e cria experiências MICE mais enriquecedoras para os visitantes.

O Campeonato do Mundo já está a levar outros grandes eventos desportivos para o Qatar? O que há no horizonte antes e depois do torneio? Este mega-evento gerará um legado para o Qatar? Como vê esse legado, no que diz respeito, em especial, a eventos de negócios e MICE?

A realização de eventos desportivos internacionais permite que o Qatar faça parte e facilite momentos interculturais de conquista e unidade humana, ao mesmo tempo em que apresenta a oferta turística diversificada e autêntica do país. O Qatar oferece um calendário vibrante de eventos desportivos anuais, com eventos novos e com prestígio, preparados para constituir o legado do país após o Campeonato do Mundo.

O Circuito Internacional de Losail sediou recentemente o primeiro Grande Prémio de Fórmula 1, marcando um compromisso significativo entre o Qatar e a Fórmula 1, com um contrato de dez anos com início previsto para 2023.

O Circuito também sediou o Grande Prémio do Qatar anual em março, um dos eventos mais emocionantes do calendário do MotoGP. Outros grandes eventos desportivos após o Campeonato do Mundo da FIFA Qatar 2022 TM incluem o Qatar Geneva International Motor Show (GIMS) 2023 e 2030 Asian Games. O país também receberá importantes eventos de negócios, incluindo o Project Qatar 2022, Cityscape Qatar, Doha Jewellery and Watches Exhibition 2022 (DJWE), Hospitality Qatar, Milipol Qatar e muitos outros.

Mais informações em: https://www.visitqatar.qa/intl-en

Qatar Airways

O produto QMICE é uma solução chave na mão (one-stop shop) para organizadores de eventos. Qual tem sido o feedback dos clientes corporativos e MICE?

QMICE é uma solução completa para organizadores de eventos, associações internacionais e agentes de viagens. O feedback dos clientes corporativos e MICE é de que as soluções economizam tempo devido às condições de reserva flexíveis e benefícios exclusivos.

O QMICE está disponível durante o período do Campeonato do Mundo? Já está a ser utilizado? Pode dar-nos algum exemplo?

Durante o ano do Campeonato do Mundo, a solução QMICE está a ser usada em vários eventos realizados em Doha, Qatar e nos nossos 150 destinos para facilitar a conectividade dos participantes aos eventos.

Há alguma inovação futura no horizonte para o produto QMICE?

As inovações da QMICE seguirão a visão da Qatar Airways de alcançar excelência em tudo o que fazemos, garantindo que nossa marca seja sinónimo de serviço de luxo, conforto e confiança.

A impressionante rede de rotas da Qatar Airways desempenha um papel fundamental na meta do país de se tornar um hub regional e global primário para o setor de negócios e eventos?

À medida que os eventos presenciais retornam, após a pandemia do COVID, a Qatar Airways está comprometida em apoiar os eventos e reunir empresas e comunidades. As nossas soluções QMICE simplificam a organização de reuniões e eventos em Doha, Qatar e em qualquer um dos nossos 150 destinos em todo o mundo.

Uma das maiores histórias de sucesso no quarto de século de operação da Qatar Airways foi a resposta do grupo ao período mais desafiante e extraordinário da história da aviação comercial, que começou com o início da pandemia de Covid-19 no início de 2020 . Enquanto os nossos concorrentes estacionaram os aviões e fecharam as rotas, nós adaptamos toda a nossa rede para responder às restrições de viagem em constante evolução e nunca paramos de voar – cumprindo a nossa missão de levar mais de 3 milhões de passageiros, retidos para casa, em voos regulares e fretados em todo o mundo em 2020 /2021. Conseguimos fazer isso graças à nossa frota variada de aeronaves modernas e com baixo consumo de combustível e uma mudança estratégica para atender à procura de passageiros e aumentar a sustentabilidade de nossas operações.

Quais são as características principais da experiência a bordo e no aeroporto e que são vantajosas para o organizador de eventos, delegadom e para atrair grandes congressos de associações?

Os principais recursos de experiência em voo e no aeroporto reconhecidos pelos organizadores de eventos como essenciais para uma ótima experiência podem ser listados pelos prémios de excelência: ‘World’s Best Business Class’, ‘World’s Best Business Class Airline Lounge’, ‘World’s Best Business Class Airline Seat’, ‘World’s Best Business Class On-board Catering’ para fornecer um serviço excepcional a bordo e nos nossos lounges de classe executiva.

Quais são os prémios mais recentes da companhias ? O reconhecimento entre clientes e pares da indústria é importante?

A Qatar Airways foi anunciada como a "Companhia Aérea do Ano" pela organização internacional de classificação de transporte aéreo, Skytrax. A companhia aérea continua no topo do setor, tendo conquistado o prémio principal pela sexta vez (2011, 2012, 2015, 2017, 2019 e 2021). O hub da companhia aérea, o Aeroporto Internacional de Hamad, também foi recentemente reconhecido como o 'Melhor Aeroporto do Mundo 2021', ocupando o primeiro lugar no Skytrax World Airport Awards 2021. Além disso, a Qatar Airways tornou-se a primeira companhia aérea global do mundo a alcançar o prestigioso 5-Star COVID-19 Airline Safety Rating da Skytrax. Isso segue o sucesso do Aeroporto Internacional de Hamad (HIA) como o primeiro aeroporto no Oriente Médio e na Ásia a receber uma classificação de segurança aeroportuária COVID-19 de 5 estrelas da Skytrax.

Mais informações: https://www.qatarairways.com/en-qa/corporate-travel/qmice.html.


Ramy James Salameh

Créditos: Qatar Tourism