APAVT: a caminho de um congresso mais sustentável

Notícias

07-12-2022

# tags: Açores , APAVT , Congressos , Turismo , Sustentabilidade , Ponta Delgada

O 47º Congresso da APAVT, que se realiza de 8 a 11 de dezembro, em Ponta Delgada, pretende ser um congresso sustentável.

A APAVT – Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo deu os primeiros passos no sentido de tornar o seu 47º congresso mais sustentável, pondo em prática algumas iniciativas para atingir esse objetivo.

A APAVT calculou a pegada ambiental da deslocação dos delegados aos Açores, incluindo viagem, estadia e participação nas atividades do congresso, e tudo isso corresponde, em média, a uma emissão de 346 quilos de CO2, de acordo com a Carmacal, calculadora de emissões de carbono especialmente construída para operadores turísticos e agentes de viagens. A saber que deste valor, aproximadamente 85% correspondem às viagens de avião, 9% ao alojamento e os restantes 6% aos demais transportes e atividades.

Depois de calculadas as emissões carbónicas, há que compensá-las, “contribuindo para projetos que permitam a compra de créditos para a redução de emissões de gases de efeito de estufa ou a prossecução de outros objetivos de sustentabilidade”, escreve a APAVT aos delegados do congresso.

A associação escolheu um projeto de recuperação das turfeiras do Planalto dos Graminhais, um ecossistema único em São Miguel. “As turfeiras têm uma reconhecida capacidade de captura de carbono, estimada em valores de 0,7 toneladas/ha anuais, promovem a biodiversidade, são igualmente importantes para o ciclo da água e limitam a possibilidade de derrocadas e deslizamentos”, explica a APAVT, apelando ao apoio dos delegados para este projeto gerido pela SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves.

Outras práticas levadas a cabo no congresso passam por evitar o plástico (a organização vai oferecer aos congressistas uma garrafa de água reutilizável, evitando o recurso às garrafas de plástico de uso único) e por reduzir ao mínimo indispensável a utilização de papel (a associação apelou aos patrocinadores e parceiros para que utilizem os meios digitais na oferta dos seus materiais promocionais).

Além disso, nos hotéis associados ao congresso, que contam com reconhecidas práticas e selos credíveis de sustentabilidade, as toalhas não vão ser mudadas, a não ser por pedido, durante a estadia. Também no que diz respeito à alimentação, a associação questionou todos os parceiros de catering relativamente às suas práticas de sustentabilidade, designadamente a gestão do desperdício.

No capítulo da responsabilidade social, mantêm-se os laços com a Academia do Johnson que a APAVT apoiou há três anos. “Este ano, o Johnson era para estar de novo connosco e os ‘seus’ meninos, mas quis o destino que partisse desta vida antes de tempo. O sonho mantém-se vivo, a obra perdura, decidimos manter todos os planos. E o Johnson estará sempre a acompanhar-nos!”, sublinha a APAVT.