BTL 2022 com balanço positivo

Notícias

28-03-2022

# tags: Lisboa , Portugal , BTL , Feiras , Turismo

A organização da BTL faz um balanço positivo da edição deste ano e está convicta de que esta foi uma das edições onde foram realizados mais negócios.

A BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, que decorreu entre 16 e 20 de março, na FIL, foi a melhor forma de o setor do turismo dar uma resposta positiva, após dois anos de paragem devido à pandemia, tendo demonstrado resiliência e capacidade de resistência. Assim o entende a organização do evento, que faz um balanço positivo desta edição.

A BTL pretende afirmar-se como o grande marketplace do setor do turismo. E, nesse contexto, “a sensação do dever cumprido” está “intimamente ligada ao elevado nível da satisfação dos expositores nas duas dinâmicas de negócio, B2B e B2C”, bem como “à opinião do público que visitou a BTL e que cada vez mais se desloca com o intuito de comprar as suas férias”, refere Dália Palma, gestora da feira.

Os resultados da análise de satisfação, realizada durante o evento, indicam que 98,3% do público profissional recomendariam a visita à BTL a outros profissionais do turismo e que 95,4% tencionam repetir a visita na próxima edição. Indicam ainda que o público geral recomendaria a visita a familiares e amigos (96,6%), tenciona repetir a visita (92,6%) e considera que a visita correspondeu às expectativas (91%).

Reforçar a qualidade do programa de buyers

Um outro objetivo da BTL e dos parceiros Turismo de Portugal e TAP, para os próximos anos, passam por reforçar a qualidade e a representatividade dos diferentes segmentos do programa de buyers. Nesta edição, foram concretizadas várias iniciativas neste sentido, para frisar a importância da qualificação dos buyers internacionais para o sucesso do evento.

Participaram nesta edição da BTL 94 buyers de 18 mercados (Alemanha, Bélgica, Brasil, Canadá, República Checa, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Países Baixos, Hungria, Índia, Israel, México, Noruega, Polónia, Reino Unido e Suécia). Participaram neste programa 256 expositores, tendo sido agendadas 1.404 reuniões.

Dália Palma explica que “este ano a organização implementou uma ferramenta que possibilitou a avaliação do resultado de cada umas das reuniões, o que vai permitir medir o sucesso desta iniciativa, bem como perceber o potencial de negócio que vai gerar”. E acrescenta: “Ainda estamos em fase de análise desta informação, mas os primeiros indicadores permitem-nos desde já afirmar que este programa está ao nível do que melhor se faz a nível internacional.”

Era previsível uma redução no número de visitantes, por causa da pandemia, que ainda leva a algumas restrições nas viagens, mais, ainda assim, a edição deste ano da BTL recebeu 45.569 visitantes, entre profissionais e público geral. A feira de turismo contou com a participação de 1.407 expositores, diretos e indiretos, mais do que na última edição, e 60 destinos internacionais. 

©BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa