Cvent: Lisboa entre os melhores destinos europeus para reuniões

Notícias

25-05-2023

# tags: Hotelaria , MICE , Lisboa , Eventos , Portugal , Meetings Industry , Destinos , Tecnologia

A Cvent divulgou os rankings Top Meeting Destinations e Top Meeting Hotels na Europa para 2023 e Lisboa está entre os melhores destinos europeus para reuniões.

As listas anuais da Cvent, que a empresa de tecnologia para eventos, reuniões e hospitalidade publica volta a publicar depois da pandemia, destacam os destinos de reuniões mais procurados e os hotéis MICE com melhor desempenho, com base na atividade da Cvent Supplier Network, a rede de fornecedores da empresa. As listas foram apresentadas no decorrer da IMEX, em Frankfurt.

Depois de uma paragem da indústria de reuniões e eventos forçada pela pandemia, Graham Pope, vice-presidente de vendas internacionais da Cvent, considera que, “felizmente, destinos e hotéis tiveram uma recuperação dramática das baixas pandémicas”. “Estas top lists destacam hotéis e destinos que adotaram a tecnologia para envolver os organizadores e melhorar os seus esforços de vendas e marketing, ao mesmo tempo que exibem um profundo desejo de inovar e expandir as suas ofertas de reuniões e eventos para melhor atrair negócios MICE de todo o mundo. Depois de quatro longos anos, estamos entusiasmados em partilhar uma vez mais esses insights e fornecer um recurso usado por organizadores de eventos para encontrar ótimos hotéis e destinos e por profissionais da hospitalidade que se procuram destacar para aumentar a sua receita MICE.”

Lisboa em quinto lugar no Top Meeting Destinations europeu


Relativamente à Europa, o Top 10 dos melhores destinos para reuniões é composto por: (1) Londres, Reino Unido; (2) Barcelona, Espanha; (3) Paris, França; (4) Madrid, Espanha; (5) Lisboa, Portugal; (6) Berlim, Alemanha; (7) Amesterdão, Países Baixos; (8) Roma, Itália; (9) Frankfurt, Alemanha; e (10) Munique, Alemanha.

Depois dos anos difíceis, e à medida que as restrições por causa da pandemia diminuíam, os convention & visitors bureaux trabalharam diligentemente para promover as suas cidades e os seus hotéis, em prol de uma recuperação tão rápida quanto possível. Os esforços têm compensado e Lisboa entrou na lista da Cvent; é, aliás, a única nova entrada no top 10.

Londres mantém o primeiro lugar do ranking, tal como em 2019, e tem mais de 400 hotéis em andamento; em 2022, inaugurou 17 unidades hoteleiras. Barcelona, que é o segundo destino da lista, abriu oito hotéis durante o período em que a pesquisa foi realizada e, ao mesmo tempo, viu a aposta no turismo sustentável dar frutos, já que se tornou no primeiro Biosphere Platinum Destination. Por seu lado, Paris, o destino que está na terceira posição, está a preparar-se para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2024, pelo que apresenta um significativo desenvolvimento de infraestruturas turísticas.

“Estamos realmente entusiasmados por ser o destino número um do Cvent Top Meeting Destinations, confirmando, mais uma vez, que Londres é líder global na indústria das reuniões e eventos”, refere Fiona Plumpton, chefe dos serviços do London Convention Bureau, acrescentando: “Londres é uma cidade diversa e inclusiva e oferece opções incomparáveis para o planeamento de uma reunião ou evento. Londres também é líder global em tecnologia e inovação. A utilização da tecnologia, que inclui a plataforma Cvent, permite-nos levar Londres diretamente aos organizadores de eventos e permite que a nossa equipa e os nossos hotéis e venues parceiros respondam rapidamente, o que nos ajuda a ficar à frente da concorrência.”

Para a criação desta lista, a Cvent avaliou mais de 12.500 cidades de todo o mundo patentes na rede de fornecedores, num período de atividade entre janeiro e dezembro de 2022. Os critérios de qualificação incluíram o número total de noites reservadas através da rede de fornecedores da Cvent; o número de solicitações de propostas eletrónicas exclusivas para venues dentro da cidade; o valor total das propostas apresentadas; e o valor real de reuniões agendadas.

Hotéis localizados em Lisboa na lista dos melhores


O Top 10 Meeting Hotels na Europa destaca: (1) W Barcelona; (2) Madrid Marriott Auditorium Hotel & Conference; (3) Hyatt Regency Paris Étoile; (4) Meliá Castilla; (5) Hilton Prague; (6) Hotel Arts Barcelona; (7) Corinthia Lisbon; (8) Hilton Vienna Park; (9) InterContinental Athenaeum Athens; e (10) Four Seasons Hotel Ritz Lisbon.

Os últimos quatro classificados do top 10 representam as novas entradas na lista e cada um desses hotéis revelou renovações significativas nos últimos anos. O mesmo foi feito por muitos grupos hoteleiros, que aproveitaram o tempo de inatividade nos anos de pandemia para investir em atualizações e reformas.

O top 10 conta com dois hotéis localizados em Lisboa. Mas olhando para a lista que abrange 50 unidades hoteleiras, há mais cinco hotéis em Lisboa referenciados: Lisbon Marriott Hotel (14), Intercontinental Lisbon (18), Tivoli Avenida Liberdade (27), Epic Sana Lisboa 5* (28) e Sheraton Lisboa Hotel & Spa (40).

“Ser reconhecido como um dos top 10 Cvent Meeting Hotel na Europa é uma prova da nossa permanente dedicação em fornecer um serviço excecional. A nossa recente renovação completa, concluída em 2022, permite ainda mais que a nossa equipa faça o que fazemos de melhor: criar momentos”, afirma Norbert Lessing, general manager da Hilton Hotels Austria, para quem plataformas como a Cvent “ajudam a simplificar o planeamento de eventos” e a tomada de decisões “baseadas em dados”. “No Hilton Vienna Park, adotamos o uso da tecnologia e acabamos de lançar a opção de reserva online para pequenas reuniões de até 35 pessoas, dando aos organizadores confirmações instantâneas de eventos”, adianta.

Para a lista dos hotéis MICE, a Cvent avaliou propriedades hoteleiras que geraram negócios através da sua rede de fornecedores, entre janeiro e dezembro de 2022. Entre os critérios de classificação estão o total de solicitações de propostas, o total de noites, a taxa de conversão, a taxa de resposta, entre outros.