EasyJet anuncia 13 novas rotas a partir de Lisboa

Notícias

27-07-2022

# tags: Lisboa , EasyJet , Aviação , Turismo , Viagens

A companhia aérea, que passa a somar um total de 32 rotas de e para Lisboa, vai também reforçar a capacidade de operação em oito destinos.

A easyJet anunciou hoje que vai basear mais três Airbus A321neo, a maior avião da companhia aérea, na sua base em Lisboa, o que permitir o lançamento de 13 novas rotas e o reforço da capacidade em oito destinos, passando a operar para dez países. O anúncio surge na sequência da atribuição de 18 novos slots diários no aeroporto de Lisboa pela Comissão Europeia.

A easyJet vai passar a ligar Lisboa a seis destinos de Espanha: Barcelona, com quatro voos semanais (a partir de 30 de outubro); Bilbao, com uma frequência semanal de dois voos (1 de novembro); Fuerteventura, com dois voos semanais (31 de outubro); Grande Canária, com duas ligações por semana (31 de outubro); Tenerife Sul, com dois voos semanais (2 de novembro); e Valência, com três voos por semana (1 de novembro).

A companhia aérea apresenta três novas rotas para França: Marselha, com três voos semanais (1 de novembro); Toulouse, com quatro ligações semanais (30 de outubro); e Limoges, com dois voos por semana (13 de dezembro). Também para o Reino Unido (Birmingham, com dois voos semanais, a partir de 2 de novembro), para a Suíça (Zurique, com quatro voos por semana, a 30 de outubro), Itália (Milão Bergamo, com uma frequência semanal de três voos, a 30 de outubro) e Marrocos (Marraquexe, com dois voos por semana, a 31 de outubro).

Relativamente ao reforço da operação, a easyJet vai aumentar a sua capacidade nas rotas de Lisboa para Madrid (reforço para 20 voos semanais), Bordéus (11), Lyon (9), Nice (6), Nantes (7), Genebra (19), Milão Malpensa (14) e Porto Santo (2).

“Nunca deixámos de investir em Portugal nos últimos dois anos”

Com os três Airbus A321 neo adicionais, a frota da easyJet em Lisboa sobe para nove aeronaves, registando uma capacidade total portuguesa para 19 aviões. Além disso, o avião neo vai contribuir para tornar as operações da companhia aérea em Lisboa mais sustentáveis, reduzindo o consumo de combustível em 15% e o ruído durante a descolagem e a aterragem em 50%.

Com este investimento, a easyJet vai tornar-se na companhia aérea número dois no aeroporto de Lisboa, com uma rede de 32 rotas, das quais 30 internacionais e duas domésticas, e número um em Portugal a voar de Portugal para França, Reino Unido e Suíça.

“Estamos extremamente satisfeitos por revelar a nova rede da easyJet no aeroporto de Lisboa, que começará a operar a partir de 30 de outubro de 2022 e que tornará a easyJet na segunda maior transportadora a operar no aeroporto de Lisboa. Estamos particularmente felizes por trazer estes 3 A321 neo para Lisboa, que irão contribuir para tornar as nossas operações ainda mais sustentáveis”, refere José Lopes, country manager da easyJet Portugal, em nota de imprensa.

O responsável acrescenta: “Apesar do ambiente externo desafiante, nunca deixámos de investir em Portugal nos últimos dois anos, abrindo uma nova base em Faro em 2021, aumentando a frota baseada no Porto e lançando continuamente novas rotas a partir dos diferentes aeroportos do país, ao longo de todo este período. No final do ano, teremos 19 aeronaves baseadas em Portugal, o que nos permitirá transportar mais de dez milhões de passageiros por ano, contribuindo significativamente para a conectividade do país e desempenhando um papel fundamental no apoio à economia nacional.”

Entre outubro deste ano e março de 2023, a easyJet vai disponibilizar em Portugal 4,8 milhões de lugares, o que corresponde a um aumento de 51% em relação ao período pré-pandémico. A partir do inverno, a easyJet vai contar com um total de 19 aviões baseados em Portugal, uma rede de mais de 80 rotas de e para o país e espera transportar 10,3 milhões de passageiros anualmente, tornando-se, dessa forma, na terceira maior companhia aérea em Portugal.

A saber ainda que este investimento vai criar cerca de 130 empregos diretos em Portugal, onde a companhia aérea emprega atualmente mais de 500 pessoas.