Glex Summit vai estrear-se no Canadá
09-09-2025
# tags: Expanding , Eventos , Glex Summit
Criado em Portugal pela Expanding World e coorganizado com o The Explorers Club de Nova Iorque, o Glex Summit cruza o Atlântico e estreia-se no Canadá.
O Glex Summit – Global Exploration Summit, encontro internacional dedicado à exploração espacial, conservação da natureza, oceanos e inovação científica, vai realizar-se pela primeira vez no Canadá, em Otava, de 12 a 14 de setembro.
“Escolher o Canadá é também uma afirmação: a de que a comunidade científica e exploradora do Glex se revê em nações que apostam no conhecimento, na diversidade cultural e na sustentabilidade como caminhos para o futuro. Otava representa, por isso, muito mais do que um novo destino — é uma extensão ética e estratégica da nossa missão global”, refere Manuel Vaz, fundador do Glex Summit e CEO da Expanding World, em nota de imprensa.
A edição deste ano do evento, que se afirma como uma plataforma global na linha da frente da exploração contemporânea, vai reunir vozes transformadoras da exploração, como Brian Cox (físico e comunicador britânico) e Hari Budha Magar (alpinista nepalês, que escalou o Everest com dupla amputação acima dos joelhos).
Entre os destaques do programa estão ainda Sara Seager (astrónoma do MIT, reconhecida pelas suas descobertas de exoplanetas), Louise Leakey (paleontóloga, herdeira de um legado único no estudo da evolução humana) e Giles Duley (fotojornalista, cuja obra dá voz a histórias humanas transformadoras e impactantes).
‘Tracing Legacies’ (Da sabedoria ancestral aos naufrágios polares: onde o passado ainda fala), ‘Defying Limits Planetas’ (Espécies e cúpulas de superação: ciência com rosto humano), ‘New Frontiers Vida’ (Imagem e narrativa: a exploração como linguagem) e ‘Origins and Cosmos Paleontologia’ (Física e futuro: onde tudo começa — e continua) são os quatro grandes temas desta edição.
“A exploração não se limita às fronteiras — e certamente não é um empreendimento exclusivamente americano... Estamos entusiasmados por receber o Glex em Otava neste outono”, afirma Richard Wiese, presidente do The Explorers Club.
John Geiger, CEO da Royal Canadian Geographical Society, acrescenta que “a exploração, a descoberta científica e o conhecimento geográfico são forças poderosas para a verdade, a compreensão e a unidade. Otava tem orgulho em receber o Glex”.