Medical Tourism in Portugal, um site dedicado ao turismo médico

Notícias

11-05-2022

# tags: Portugal , Turismo Médico , Turismo

Lançado pela Health Cluster Portugal, o portal pretende dar a conhecer Portugal como país de referência para turismo médico a nível mundial.

Em colaboração com o Turismo de Portugal, a AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal) e a APHP (Associação Portuguesa de Hospitalização Privada), o Health Cluster Portugal – Polo de Competitividade da Saúde criou um novo portal web focado no turismo médico. O novo site pretende promover a oferta nacional neste segmento, com vista a atingir os 100 milhões de euros anuais até 2025.

O portal Medical Tourism in Portugal vai dar a conhecer as infraestruturas, os equipamentos de última geração, os profissionais de saúde, o clima e a hospitalidade que é possível encontrar no nosso país e que podem fazer a diferença na área do turismo médico.

“Temos valor e tecnologia para que a atratividade turística nacional vingue também no setor da saúde. A aposta no turismo médico é estratégica para a economia nacional: Portugal tem mais do que boas praias, aliadas a boa gastronomia e clima, tem excelentes profissionais de saúde, tecnologia de vanguarda e uma resposta célere e eficiente na área da saúde”, sublinha Joaquim Cunha, diretor executivo do Health Cluster Portugal, em nota de imprensa.

Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, acrescenta: “Se conjugarmos saúde e turismo, Portugal inspira confiança e tem, por isso mesmo, vindo a afirmar-se como destino de excelência no âmbito do turismo médico. Cuidados médicos e de reabilitação de elevada qualidade, a inovação, a competitividade, o clima, o contacto direto com a natureza, o prestígio dos serviços hoteleiros e os recursos altamente qualificados – quer na saúde, quer no turismo – são o garante de que uma experiência neste domínio em Portugal será sempre uma experiência segura, diferenciada e gratificante.”

Portugal tem condições para dar resposta robusta

O comunicado adianta que, num momento em que as restrições relacionadas com a pandemia vão sendo levantadas, estão reunidas as condições para retomar a implementação da estratégia definida no protocolo de cooperação para a promoção internacional da oferta portuguesa de turismo médico assinada entre as organizações envolvidas. Com condições para dar uma resposta robusta à procura neste segmento, foram eleitas como áreas de aposta a cardiologia, a dermatologia, a oncologia, a reabilitação, a cirurgia plástica, a otorrinolaringologia e a ortopedia.

“Este novo portal reflete a proeminência, a diferenciação e a excelência comprovada, também no domínio da investigação, das unidades privadas de saúde. Quem ponderar uma visita a Portugal para cuidar da sua saúde encontra neste sítio uma proposta de valor única, com vários hospitais acreditados internacionalmente”, refere Oscar Gaspar, presidente da APHP.

De acordo com Luís Castro Henriques, presidente da AICEP, “a saúde tem sido um dos principais setores de aposta na promoção da internacionalização das empresas nacionais, no apoio da sua atividade exportadora, na captação de investimento estruturante e na promoção da imagem de Portugal. Com presença em mais de 50 Países, a AICEP associa-se a este projeto para promover e divulgar nesses mercados o potencial do turismo médico em Portugal e identificar parceiros e oportunidades de negócio para o setor.”

O novo portal contou na sua conceção e vai contar na sua dinamização com a participação dos grupos Cuf, Luz Saúde e Lusíadas Saúde.