Prioridades estratégicas, mudanças e esforços de sustentabilidade, segundo a ICCA

Notícias

04-04-2023

# tags: ICCA , Eventos , Associações , Meetings Industry , Estudo

A pesquisa da ICCA ‘Association Meeting Needs’ indica quais as prioridades estratégicas das associações, como estão a mudar as reuniões associativas e os esforços de sustentabilidade.

A pesquisa da ICCA – International Congress and Convention Association teve como base algumas questões que passam por saber como estão as prioridades estratégicas das associações e as reuniões associativas a mudar, como podem os fornecedores e as associações em conjunto fazer reuniões mais sustentáveis, incorporar a DEI (diversidade, equidade e inclusão) e criar impactos positivos através dos eventos, e ainda como podem os fornecedores ajudar as associações a alcançarem os seus objetivos.

Uma das principais conclusões é que as reuniões, as feiras e os eventos continuam a ser o maior segmento de geração de receitas para as associações (para 46% dos inquiridos esta é a principal fonte de receitas), embora estas percebam a necessidade de diversificarem a sua fonte de receitas, no sentido de se tornarem financeiramente mais sustentáveis no futuro. Seguem-se as quotas de associados (31,3%), publicações (4,7%) e publicidade e patrocínio (4,3%), entre outras.

As prioridades estratégicas das associações passam pelo desenvolvimento e envolvimento dos membros, a transferência de conhecimento, o desenvolvimento de congressos e eventos, a expansão geográfica, o crescimento e diversificação de receita e a sustentabilidade, por exemplo. E entre os principais desafios para as associações estão a adesão e o envolvimento, os desafios financeiros e a gestão de receitas, bem como as questões de recursos e organizacionais.

O regresso aos eventos presenciais


A pesquisa indica que existe uma clara tendência para o regresso dos eventos ao formato presencial: 51% das associações vão realizar este ano o seu maior encontro presencialmente. Os eventos totalmente virtuais estão em declínio, caindo de 56% em 2021 para apenas 5% em 2023.

Com o regresso das associações aos eventos presenciais diminuiu a necessidade de apoio na produção de eventos virtuais e plataformas de reunião digital integradas. No entanto, em relação ao ano passado, aumentou a necessidade de serviços básicos de professional conference organizers (58%), seguido dos serviços de organização de eventos pontuais (39%) e da assistência na obtenção de patrocínios e angariação de fundos (39%).

Comparado com os dois últimos anos, mais associações estão a mudar as suas propostas e 44% dos inquiridos mudou e incorporou aspetos relacionados com opções híbridas e digitais, sustentabilidade e iniciativas de legado, por exemplo. Quando questionados se estão a planear mudanças nas propostas num futuro próximo, mais de metade (53%) não está a pensar nisso.

Relativamente à escolha dos destinos e venues, os fatores mais destacados foram a flexibilidade do espaço de acomodação e das condições contratuais, o apoio nas estratégias sustentáveis e as políticas de DEI no local. Por outro lado, diminuíram as necessidades dos protocolos de segurança e certificação relacionados com a covid-19.

Associações querem realizar eventos mais sustentáveis


Segundo a pesquisa, 65% das associações considera muito importante a redução do impacto ambiental dos seus eventos. A maioria dos entrevistados (83%) está a esforçar-se por realizar eventos mais sustentáveis e por implementar as melhores práticas. Entre os esforços de sustentabilidade mencionados estão o funcionar sem papel; optar por um catering vegetariano, com produtos locais e sem desperdício alimentar; evitar, reduzir e reciclar os materiais; eliminar o uso único de plástico; optar por meios de transporte mais sustentáveis; entre vários outros.

Cerca de 80% dos entrevistados indicam que têm uma política de DEI em vigor ou, pelo menos, estão a fazer algum esforço nesse sentido. Além disso, muitas associações estão a trabalhar para incorporar programas de legado para os seus eventos, para assegurar que é deixado um impacto positivo nos destinos dos seus eventos.

Uma outra conclusão da pesquisa da ICCA é que as parcerias e colaborações são fundamentais para apoiar as associações nos seus esforços para eventos mais sustentáveis e inclusivos, com a partilha de melhores práticas e o envolvimento em iniciativas como o Net Zero Carbon Events.

Realizada em janeiro deste ano, a pesquisa da ICCA foi conduzida em colaboração com a European Society of Association Executives, a African Society of Association Executives e a Asia-Pacific Federation of Association Organizations. Foram recebidas 177 respostas de todo o mundo, sendo a maioria delas oriundas da Europa, seguido de África.