ATF 2026: do Sudeste Asiático para o mundo

Reportagem

28-01-2026

# tags: ATF , Feiras , Meetings Industry

A 45.ª edição da ATF - ASEAN Tourism Forum, que apresenta o melhor do turismo do Sudeste Asiático, teve início esta quarta-feira em Cebu, nas Filipinas, e decorre até 30 de janeiro.

A ATF - ASEAN Tourism Forum é uma iniciativa conjunta da Association of the Southeast Asian Nations (ASEAN) para promover a região como um único destino turístico. O evento anual envolve todos os setores da indústria dos onze membros da ASEAN: Brunei Darussalam, Camboja, Indonésia, Laos, Malásia, Myanmar, Filipinas, Singapura, Tailândia, Timor-Leste e Vietname.

Durante a ATF, que junta os ministros da região para o delinear de estratégias conjuntas, decorre a ATF Travex, feira onde desfila o melhor do turismo do Sudeste Asiático. Nesta edição, a ATF Travex decorre no recém-inaugurado Mactan Expo Center (MEC) e junta um total de 876 delegados, entre os quais 261 expositores (companhias aéreas, organizadores de feiras, convenções e incentivos, hotéis, operadores turísticos, entre outros setores).

A mostra conta também com 276 buyers (DMCs, organizadores de eventos, viagens de luxo, PCOs, agentes que gerem eventos MICE, empresas com programas de incentivo, entre outros) de 50 países e territórios, e ainda 70 meios de comunicação de 25 países.

O MEC foi construído recentemente para apoiar eventos de grande dimensão, oferecendo 2.600 metros quadrados de área de exposição e salas complementares dedicadas a reuniões e eventos.

Com o tema 'Navegando juntos pelo futuro turístico', a ATF quer mostrar o compromisso coletivo da região numa colaboração regional e a importância da troca de conhecimentos e de parcerias para enfrentar desafios emergentes e promover o crescimento sustentável do turismo em toda a ASEAN.

A ATF 2026 nas Filipinas pretende ser uma plataforma para o diálogo, intercâmbio comercial e construção de parcerias, com vista ao fortalecimento de relações, ao aumento da competitividade do destino e ao apoio de um turismo mais inclusivo e preparado para o futuro na região.




*A jornalista viajou a convite da ATF

© Maria João Leite Redação