ATF 2019: sector MICE em crescimento nas Filipinas

28-01-2019

Está prevista a abertura, este ano, de dois novos centros de congressos em Manila e em Cebu.

O turismo está em crescimento nas Filipinas e tem cada vez mais peso na economia nacional. E a acompanhar esta tendência de crescimento no país está o sector MICE. As Filipinas vão contar com dois novos centros de congressos, a abrir este ano em Manila e em Cebu.

“O sector MICE está em crescimento e este segmento é muito importante”, frisou Arnold Gonzales, do Tourism Promotions Board das Filipinas, no ASEAN Tourism Forum 2019, que decorreu de 14 a 18 de Janeiro em Ha Long, no Vietname. O responsável acrescentou que, embora sem incentivos financeiros, a entidade dá apoio em tudo o que é possível às organizações internacionais.

As Filipinas contam com vários novos empreendimentos. No ano passado foram inaugurados 14 hotéis e este ano está prevista a abertura de dez unidades hoteleiras, seis em Manila e quatro em Cebu – as mesmas cidades que vão acolher, em 2020, três novos empreendimentos. Também há a registar novidades nas acessibilidades, com a abertura de três novos aeroportos: Bohol-Panglao International Airport, Mactan Cebu International Airport e Cagayan North International Airport.

As chegadas internacionais ao país têm vindo a crescer de ano para ano – em 2018, chegaram às Filipinas 7,4 milhões de turistas, mais do que no ano anterior (6,6 milhões) –, tendo sido a Coreia do Sul, a China e os Estados Unidos os três principais mercados. Em 2017, o turismo correspondeu a 12,2% do PIB filipino, sendo um sector cada vez mais importante na economia nacional.

O país quer ser promovido como um destino de turismo responsável e sustentável e, por isso, tem apostado em projectos ‘verdes’.Exemplo disso é a ilha de Boracay, um dos destinos mais procurados pelos turistas, que no ano passado, devido à poluição, foi encerrada por seis meses para três fases de reabilitação.

As Filipinas pretendem ser um destino mais responsável e amigo do ambiente. Mas também um destino de experiências inesquecíveis. Afinal “it’s more fun in the Philippines”, dizem.

 

Maria João Leite*

*Viajou ao Vietname a convite do ATF