Aur+a: um crachá em RA que facilita o check-in e o networking em eventos
05-05-2025
# tags: Eventos , Tecnologia , Serviços
A Aur+a usa a tecnologia para o reconhecimento dos participantes de eventos, com o objetivo de facilitar o processo de acreditação e o networking.
Trata-se de um crachá e cartão de visita em realidade aumentada (RA). Substituindo os códigos QR, a Aur+a faz o reconhecimento dos participantes, facilitando um check-in mais rápido e permitindo que os expositores os recebam nos seus stands de forma mais personalizada, por exemplo.
Josephine Declerck, fundadora e CEO da Aur+a, explica que este sistema “permite que os organizadores de eventos, expositores e participantes vejam os crachás de realidade aumentada apresentados por cima da cabeça dos participantes, quando visualizados através de óculos inteligentes, iPads ou smartphones”.
“Isto elimina a necessidade de crachás físicos, tornando o networking e a gestão de eventos simples, seguros, ecológicos e eficientes”, realça Josephine Declerck, que enumera as várias vantagens da utilização deste sistema.
Para os organizadores, a Aur+a proporciona um “check-in mais rápido e seguro, utilizando o reconhecimento facial, reduzindo o tempo de espera” e oferecendo “um check-in personalizado para investidores, oradores, patrocinadores, etc.”.
Para os participantes, “acabaram-se os momentos embaraçosos de ‘esqueci-me do teu nome’”, já que os crachás de RA “mostram instantaneamente os nomes e as informações relevantes”, garante. E para os expositores, permite a integração em tempo real da gestão de relacionamento com o cliente ou a análise dos stands, por exemplo.
De acordo com Josephine Declerck, esta solução já foi utilizada em eventos como o Global Innovation Forum (em Londres), eventos da Google ou o MIT Hackathon (em Boston, no passado mês de janeiro). “Temos pilotos para breve com a AWE, IMEX, ICCA, e estamos em discussões com a Havas Events, Publicis e muito mais”, conta.
“O feedback tem sido extremamente positivo. Os organizadores adoram o processo de check-in simplificado, enquanto os participantes experimentam o ‘efeito wow’ do networking melhorado pela realidade aumentada”, acrescenta a responsável.
Privacidade é levada “muito a sério”
Sobre a forma como os dados dos participantes no evento são protegidos, Josephine Declerck assegura que a empresa leva a privacidade “muito a sério” e que cumpre “integralmente o RGPD e as leis globais de proteção de dados”.
“O nosso sistema não armazena dados biométricos – o reconhecimento facial é utilizado apenas para o check-in e permanece ativo apenas durante o evento e dentro da sua zona geográfica”, afirma.
Além disso, o sistema “encripta todos os dados, garantindo que são utilizados exclusivamente para o propósito do evento, com os participantes a poderem optar por sair a qualquer momento”, e também “permite que todos os dados sejam eliminados da aplicação, garantindo a conformidade total”.
Para além do reconhecimento dos participantes e dos crachás de RA, a Aur+a conta com outras soluções: o Enhanced Lead Scanning (“os expositores podem acompanhar as interações e obter informações sobre os participantes”); a análise de stands e eventos (“mapas de calor em tempo real e acompanhamento do envolvimento”) e a integração com aplicativos de eventos e gestão de relacionamento com os clientes (“fazendo networking e acompanhamento de vendas”), remata Josephine Declerck.