Centro de Portugal quer afirmar-se no panorama internacional de eventos

Entrevista

05-12-2025

# tags: Centro de Portugal , Eventos , Meetings Industry

O Convention Bureau do Centro de Portugal está em operação há menos de um ano, mas tem já eventos captados e uma presença crescente no mercado internacional.

Em entrevista à Event Point, durante a IBTM World, João Quaresma, MICE Marketing and Project Manager do Visit Centro de Portugal, explica o que já foi feito e onde reside o maior potencial da região.

O Convention Bureau do Centro de Portugal iniciou formalmente a sua atividade em janeiro de 2025, com base em Coimbra, “que tem um dos principais centros congressos da região”, explica João Quaresma. O objetivo, porém, é trabalhar toda a região e todos os segmentos MICE: “Para pequenos e médios congressos, Coimbra, Aveiro, Viseu, Caldas da Rainha, mas a grande oferta vai muito para a área de incentivos, das pequenas reuniões”.

O primeiro ano foi dedicado a presença em feiras, missões comerciais e à construção de uma base de dados que sustente a estratégia futura. A meta é apresentar, até abril de 2026, um plano consolidado com o balanço do primeiro ano e o programa para o seguinte. E os resultados iniciais já são palpáveis: “Apesar de sermos muito recentes, já conseguimos captar alguns eventos”.

Os primeiros eventos e o balanço de 2025

O primeiro grande evento captado foi o congresso da Associação de Agentes de Viagens da Irlanda, realizado em Alcobaça em outubro. A programação envolveu também Óbidos e Nazaré, destinos ajustados ao mercado irlandês, e foi “um sucesso” que abriu portas a novas captações.

Ao longo do ano foram garantidos vários eventos para 2026, incluindo um encontro da Meet&Com, que trará “35/40 buyers franceses” à região de Aveiro e Ílhavo para um workshop com reuniões B2B envolvendo mercado francês, suíço e trade português. Outro destaque é o Capítulo Ibérico da ICCA, que terá lugar em março, em Coimbra, “um evento que vai marcar este arranque do Convention Bureau”.

Em paralelo, há um trabalho intenso de promoção: “Este ano já vou terminar o ano com 14 presenças em feiras e workshops”, além de visitas educacionais com agências de Espanha e Brasil e o apoio a um evento de wedding planners em Alcobaça.

A estreia na IBTM World

Esta é a primeira vez que o Centro de Portugal marca presença na IBTM sob a marca Visit Portugal: “É a primeira vez que estivemos com a marca do Visit Portugal, e com o Balcão Centro de Portugal e com a presença também de mais empresas da região”.

As reuniões com mercados como Brasil e vários mercados europeus têm demonstrado interesse crescente, incluindo de sociedades médicas. Para reforçar a visibilidade, o destino organizou um jantar de apresentação com empresas da região e agências espanholas, onde também foi promovido o Capítulo Ibérico da ICCA. Estiveram presentes entidades regionais, responsáveis de venues, incluindo o Convento São Francisco, e o presidente do Capítulo Ibérico da ICCA, Jorge Vinha da Silva.

Quando questionado sobre o segmento mais promissor, João Quaresma sublinha o posicionamento estratégico: “Nós temos que perceber a importância de estarmos entre Lisboa e Porto, entre os dois aeroportos”. Com o crescimento dos eventos em Lisboa e Porto, o Centro pode beneficiar com side events, pré e pós-tours ou até com a captação de estadias.

A região tem forte potencial no segmento de incentivos: “Para aqueles eventos mais pequenos, eu acho que o Centro, neste momento, é um destino ideal”. Hotéis de menor dimensão, possibilidade de exclusividade e acessos rápidos aos aeroportos reforçam a competitividade. A diversidade é, segundo João Quaresma, uma das maiores forças, que lembra, além do Oeste, zonas como o norte de Viseu, o Dão, a Serra da Estrela ou as Aldeias Históricas como detentoras de grande potencial.

No segmento dos congressos, Coimbra e Aveiro “têm tido muita recetividade”, graças às acessibilidades ferroviárias e rodoviárias. Sociedades médicas europeias podem olhar para Coimbra, e valorizar a tradição da Universidade de Medicina e a qualidade dos venues.