Cimeira do Turismo Português debate ‘o turismo e o novo mundo’

Notícias

14-09-2022

# tags: Lisboa , Eventos , Turismo

A VI Cimeira do Turismo Português vai decorrer no Dia Mundial do Turismo, que se celebra a 27 de setembro.

‘O Turismo e o Novo Mundo’ é o tema da VI Cimeira do Turismo Português, que vai ter lugar no auditório da Fundação Champalimaud, em Lisboa. Numa altura em que o turismo enfrenta grandes desafios, tendo em conta a conjuntura pós-pandemia e o impacto do conflito na Ucrânia, o evento vai promover o debate sobre o presente e o futuro da atividade turística para manter o turismo forte e competitivo.

“A pandemia e a guerra na Ucrânia têm sido responsáveis por um período muito difícil para a economia. Ainda assim, a resiliência de todos os intervenientes da atividade turística tem contribuído para minimizar impactos e manter o turismo forte e competitivo. Mas o mundo mudou muito nestes dois anos e o turismo tem de se adaptar às novas realidades. Por isso escolhemos para tema desta edição ‘O Turismo e o Novo Mundo’, para debatermos o futuro do turismo em Portugal na nova conjuntura mundial, sempre com o objetivo de reforçar o turismo como motor da economia portuguesa”, refere Francisco Calheiros, presidente da Confederação do Turismo Português (CTP).

Na cimeira, cujo programa pode consultar aqui, vão estar em debate temas estratégicos para o turismo, no atual contexto, como o novo aeroporto e o paradigma da mobilidade; a sustentabilidade e digitalização; o financiamento e custos de contexto; os desafios da promoção; e a captação de profissionais para o turismo. De referir que, antes da sessão de encerramento, vão ser entregues as Medalhas de Mérito Turístico.

A sessão de abertura vai contar com a presença do Presidente da República, Marcelo de Rebelo de Sousa, do primeiro-ministro António Costa, do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, bem como do presidente da CTP, Francisco Calheiros.

O evento vai contar ainda com a participação de Fernando Medina (ministro das Finanças), Ana Mendes Godinho (ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social), Rita Marques (secretária de Estado do Turismo), Luís Amado (ex-ministro dos Negócios Estrangeiros e da Defesa Nacional) e Paulo Portas (ex-vice-primeiro-ministro e ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros), entre muitos outros. António Costa e Silva, ministro da Economia, vai presidir à sessão de encerramento.