Diretor-geral do Corpo Santo Lisbon Historical Hotel vence prémio de sustentabilidade

Notícias

23-04-2024

# tags: Prémios , Hotelaria , Hotéis , Sustentabilidade

A European Hotel Manager Association (EHMA) e a Diversey – A Solenis Company distinguem Pedro Pinto, diretor-geral do Corpo Santo Lisbon Historical Hotel.

Anualmente, a EHMA e a Diversey – A Solenis Company atribuem um Prémio de Sustentabilidade ao membro diretor-geral de hotel que tenha implementado da forma mais bem-sucedida projetos inovadores de sustentabilidade e responsabilidade social durante o ano anterior.

Pedro Pinto é o vencedor deste ano, com a iniciativa Guest Guru System, um jogo de cartas que envolve colaboradores e hóspedes do Corpo Santo Lisbon Historical Hotel de forma divertida e diferente.

O Guest Guru System é um jogo que desafia os jogadores a pensarem criativamente sobre a redução de emissões, o que pode estimular a inovação e a adoção de novas tecnologias ou processos mais eficientes em termos de carbono.

A escolha do projeto vencedor teve por base o facto de conjugar os princípios de Governança Social e Ambiental e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas num jogo de gestão estratégica com 48 cartas provocadoras, que convida os jogadores a avaliar criticamente e evoluir nas suas estratégias corporativas em direção à sustentabilidade.

“O nosso compromisso com a sustentabilidade está profundamente enraizado em todos os aspetos das nossas operações. O Corpo Santo Lisbon Historical Hotel é certificado com o EcoLabel, o que é um testemunho de todas as ações implementadas no hotel”, explica Pedro Pinto, acrescentando que “o jogo pode ser utilizado dentro do hotel ou num ambiente corporativo e os hóspedes podem ser convidados a jogar, envolvendo-os ativamente na experiência”.

No jogo de gestão, os jogadores são confrontados com escolhas e consequências relativas a estratégias de gestão de resíduos, ligando diretamente as suas decisões às taxas de reciclagem num ambiente simulado. Noutros cenários, os jogadores são recompensados por escolher opções que utilizam materiais PCR, ilustrando assim os benefícios e a praticidade do PCR nos modelos de negócio.

O objetivo final do jogo é ajudar os jogadores a obterem uma compreensão mais profunda de como as decisões empresariais podem afetar as emissões de CO2, fomentando uma mentalidade orientada para a redução de carbono e encorajando-os a integrar práticas sustentáveis nos seus modelos de negócios.

A entrega do prémio realizou-se a 13 de abril na gala da Assembleia Geral Anual da EHMA, em Veneza, data que assinalou também o 50º aniversário da associação.

“Tivemos, mais uma vez, candidatos interessantes este ano, com uma variedade de atividades focadas na energia, consumo responsável, envolvimento e bem-estar dos colaboradores, proteção da biodiversidade, fornecimento local e muitos outros”, afirmou o presidente da EHMA, Panos Almyrantis, Delegado Nacional da Grécia e Chipre e diretor de Desenvolvimento (CDO) da Ella Resorts em Atenas.

Panos Almyrantis sublinhou ainda “o forte compromisso dentro da associação para o desenvolvimento sustentável e a gestão ambiental, em conjunto com a responsabilidade social e sustentada com resultados quantitativos fortes”.