Expo 2025 Osaka: a sociedade do futuro, a tecnologia e o oceano
06-05-2025
# tags: Exposição , Eventos , Portugal , Japão
A Exposição Mundial 2025, que decorre até 13 de outubro em Osaka, espera atrair mais de 28 milhões de visitantes ao longo dos seis meses de evento.
É em Yumeshima, uma ilha ao largo da costa de Osaka, no Japão, que se realiza a Exposição Mundial 2025. O evento, que tem como tema ‘Designing Future Society for Our Lives’ e que pretende ser um laboratório para uma sociedade futura, conta com a participação de 161 países e regiões de todo o mundo.
A Expo 2025 reúne pessoas e inovações num esforço comum para abordar questões que a humanidade enfrenta à escala global, explica a organização no site oficial. Por isso, ao longo de seis meses realizam-se várias iniciativas e projetos temáticos, apresentadas pelos países e organizações internacionais, que visam mostrar uma visão de concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, bem como a criação de boas práticas.
A organização implementou o projeto de exposição da sociedade do futuro ‘People's Living Lab: a laboratory for a future society’, “no qual os sistemas sociais e as tecnologias de ponta, como a neutralidade de carbono, a tecnologia digital e a mobilidade da próxima geração, são utilizadas no local e incorporadas nas operações e exposições do evento”. Além disso, vai ser realizada uma exposição virtual, com tecnologias como a realidade aumentada e a realidade virtual, para que todos possam usufruir da exposição, lê-se no site.
A Expo 2025 conta também com muitos momentos de entretenimento, com espetáculos aquáticos no Water World, projeções mapeadas nas instalações e percursos do recinto, eventos de música e artes performativas a decorrer em praças, salões de eventos e outros palcos, entre outras atividades.
No que toca à sustentabilidade, a Expo 2025 promove um sistema baseado em bilhetes eletrónicos para evitar aglomerações excessivas, está a trabalhar para equilibrar o fluxo de visitantes, quer garantir a segurança através do controlo de infeções, da prevenção de catástrofes e de medidas de cibersegurança, e está a adotar práticas sustentáveis e inclusivas de funcionamento do evento, assegura a organização.
Portugal convida a explorar o oceano
Portugal é um dos 161 países representados na Exposição Mundial de Osaka e tem como tema ‘Oceano, o Diálogo Azul’. O pavilhão português é da autoria do arquiteto japonês Kengo Kuma e apresenta uma “dinâmica de jogo de luz e de sombra criado pelas [9.972] cordas e pelas redes”, adianta um comunicado da representação portuguesa em Osaka.
Mais de 150 empresas, associações, autarquias, universidades, artistas e outras instituições participam na programação do Pavilhão de Portugal, que oferece uma experiência multimédia interativa, convidando os visitantes a descobrir o oceano. O pavilhão conta com espaços expositivos, restaurante e loja.
Criado pelo Turismo de Portugal, o Umi (que em japonês significa oceano) é um cavalo-marinho azul e branco, como os azulejos tradicionais portugueses, e é a mascote oficial. Este tem sido também um dos atrativos do Pavilhão de Portugal, que nos três primeiros dias de exposição recebeu a visita de quase 30 mil visitantes.