Oscar Cerezales: A indústria dos eventos enfrenta mudanças profundas
04-12-2025
# tags: Eventos , Meetings Industry , Eventos corporativos
Na IBTM World, em Barcelona, Oscar Cerezales, Global President do MCI Group, apresentou um guia para navegar o “caos global” que está a transformar os eventos corporativos.
O orador recordou que 50% das empresas Fortune 500 do ano 2000 já não existem, e que as que permanecem no topo partilham três características essenciais: velocidade, foco e simplicidade.
Segundo Cerezales, a indústria dos eventos enfrenta mudanças profundas, especialmente nas áreas de execução, ativação de audiências, monetização, métricas e criação de comunidades. Para se manterem relevantes, os profissionais precisam de três competências críticas: adaptação, flexibilidade e inteligência.
O especialista destacou ainda dados da Corporate Event Marketers Association (CEMA): no futuro haverá menos eventos, mas mais estratégicos, produzidos por equipas mais pequenas e com orçamentos mais reduzidos. O contexto geopolítico, a reorganização interna das empresas, a escassez de talento, a evolução tecnológica e o propósito das marcas estão a impactar diretamente o setor.
Os papéis dos event planners tornam-se cada vez menos definidos, exigindo novas competências. Cerezales identificou as prioridades:
Competências para desenvolver nos próximos cinco anos
• Pensamento analítico e crítico
Competências prioritárias para o próximo ano
• Planeamento estratégico
• Inteligência Artificial generativa
Competências essenciais, mas com pouca atenção no setor
• Compreensão intercultural
• Resolução de problemas
Cerezales concluiu com um alerta: num ambiente volátil, quem melhor se adaptar — e mais rapidamente — definirá o futuro dos eventos corporativos.
