Gonçalo Oliveira: Tendências que marcam a indústria dos eventos

Entrevista

27-11-2025

# tags: Best Event Awards , Prémios , Eventos , Turismo de Negócios , Eventos corporativos

A Event Point falou com Gonçalo Oliveira, diretor da Deloitte Portugal, em Roma, onde assumiu a presidência do júri dos BEA World Awards.

Gonçalo Oliveira destaca um reforço claro na qualidade dos eventos apresentados, tanto em Portugal como no panorama internacional. “Vemos projetos mais sólidos, mais bem construídos e com maior capacidade de gerar valor para as audiências.”

Entre as principais tendências observadas, a tecnologia é central. Para o presidente do júri dos BEA World, o impacto é incontornável: “A tecnologia reforça a eficiência e acrescenta novas dimensões à experiência dos participantes.” Ainda assim, lembra que o equilíbrio é fundamental: “Esta é uma indústria feita por pessoas, para pessoas. O toque humano continua a ser determinante.”

Outra tendência em expansão é a incorporação de propósito e mensagem estratégica nos eventos. “Os eventos são hoje veículos de comunicação muito poderosos. Cada vez mais organizações colocam o propósito no centro das suas ativações”, afirma.

Portugal em destaque no festival

Gonçalo Oliveira realça também a boa prestação das agências portuguesas em Roma. “Apesar de realidades distintas, conseguimos fazer muito com pouco. Os projetos portugueses têm qualidade e conquistam destaque — algo reconhecido tanto pelos júris como pelos participantes”.

Veja aqui a entrevista completa, em vídeo: