Portugal Events com dotação de 75 milhões de euros

Notícias

06-01-2026

# tags: Eventos , Portugal , Turismo

O Governo reforçou a dotação orçamental do programa de incentivos Portugal Events, cujo prazo de vigência foi prolongado até ao final de 2028.

O Portugal Events conta agora com uma dotação de 75 milhões de euros. “A dotação disponível para financiamento das operações ao abrigo do presente programa, assegurada exclusivamente por receitas próprias do Turismo de Portugal, I. P., é de € 75 000 000,00”, lê-se na Portaria n.º 4/2026/1, de 5 de janeiro, publicada na segunda-feira em Diário da República.

O Ministério da Economia e Coesão Territorial considera “oportuno” que, decorridos quase três anos da implementação do Portugal Events, sejam feitos “ajustamentos ao regime jurídico do programa”, “promovendo ainda o reforço da sua dotação orçamental face ao número crescente de candidaturas submetidas e ao impacto positivo dos eventos aprovados no desenvolvimento dos territórios e do turismo”.

“E com o propósito de potenciar a competitividade do destino Portugal, por via do reforço da sua notoriedade internacional, entende-se ser de prorrogar o prazo de vigência do sistema de incentivos Portugal Events até 31 de dezembro de 2028”, acrescenta.

A verba vai ser repartida em função de diferentes tipologias dos eventos. Os eventos associados ao desenvolvimento de produtos turísticos estratégicos, que, pela sua escala, atraiam turistas e projetem a imagem de Portugal, vão contar com 55,95 milhões de euros, dos quais 31,5 milhões “a alocar aos anos de 2026 a 2028, repartidos em partes iguais pelos três anos”.

Os eventos associativos ou corporativos contam com 5,75 milhões de euros, dos quais três milhões, também repartidos em partes iguais, de 2026 a 2028, enquanto os eventos de natureza local ou regional contam com 13,3 milhões de euros, dos quais 10,5 milhões serão repartidos da mesma forma e pelo menos período.

A Portaria recorda que, “desde a sua aprovação, o Portugal Events já apoiou 643 eventos, com um investimento superior a 380 milhões de euros e um incentivo de cerca de 28 milhões de euros, ficando demonstrada a sua relevância para a criação de dinâmicas territoriais, para a diversificação da experiência turística e para a dispersão turística no espaço e no tempo, através da dinamização das economias locais, particularmente visível nos territórios de baixa densidade”.