Eventex: Três portuguesas entre as 100 mais influentes do mundo nos eventos

Entrevista

24-11-2025

# tags: Prémios , Eventos , IBTM World , Meetings Industry

A Eventex Powerlist 2025 destaca os 100 profissionais mais influentes da indústria global dos eventos e apresenta vários outros rankings. Portugueses são reconhecidos.

Portugal volta a marcar presença na Eventex Powerlist com três mulheres que se têm afirmado pela liderança, criatividade e resiliência num setor ainda marcado por desafios na representação feminina. Angelina Castel-Branco (iMotion), Alexandra Torégão (Meo Arena) e Carina Ferreira (Gr8 Events) partilham o que significa este reconhecimento internacional, como o vivem e como querem inspirar a próxima geração. As três estiveram na IBTM, em Barcelona, e falaram à reportagem da Event Point.

Angelina Castel-Branco: reconhecimento “espetacular”

Para Angelina Castel-Branco, integrar o top 100 — e o top 50 — entre mais de 2.250 nomeados é “espetacular”. “Ser a única portuguesa e mulher dá-me ainda mais orgulho”, partilha com a Event Point. No entanto, sublinha que este reconhecimento é coletivo: “Tem sido um trabalho grande da empresa com a equipa. São eles que põem a mão na massa, que levam os eventos para a frente.” Para a partner da iMotion, este prémio reflete anos de investimento na qualidade da produção e a ambição da empresa: “Temos feito um trabalho grande junto dos nossos clientes e parceiros para conseguirmos grandes produções com a grande equipa que temos.”

Angelina Castel-Branco garante que o reconhecimento “motiva, claro”, mas sublinha sobretudo o impacto coletivo: “É bom para mim, mas é bom para a indústria e é bom para os eventos em Portugal.” E acredita que esta distinção reforça a dimensão internacional da iMotion: “Não vamos fazer um trabalho diferente”, mas pode ajudar a alavancar alguns eventos internacionais e até nacionais.

“A maior parte dos produtores de eventos são mulheres. Mas na liderança temos poucas. É uma vida dura.” A conciliação familiar pesa: “As mulheres têm de conjugar a vida profissional e pessoal, e muitas não conseguem dedicar o tempo necessário ao crescimento das empresas.” Ela própria reconhece o apoio decisivo que tem: “Tenho uma família que me apoia e uma equipa que me apoia” e, por isso, consegue estar concentrada “na divulgação da empresa, em trazer eventos internacionais para Portugal, fazer esta aposta internacional que estamos a fazer fortemente desde há dois anos para cá”.

Sobre dar mais visibilidade às mulheres, é clara: gostava de ver mais mulheres em cargos de liderança. Apesar das lideranças serem muito masculinas, toda a produção e tudo o que está por trás tem um trabalho muito feminino e muito resiliente”, sublinha.

Às jovens, deixa uma mensagem baseada no essencial: “Nesta área tens de ter paixão. Nós transformamos os sonhos dos clientes — alguém traz uma ideia e nós temos de lhe dar vida.” E quanto ao futuro? “Não me vejo noutra indústria. Continuarei a fazer o que tenho feito até aqui.”


Angelina Castel-Branco

Alexandra Torégão: “É o reconhecimento de um percurso, de uma história, de um trabalho”

Para Alexandra Torégão, estar na Eventex Powerlist reforça a ideia de que uma carreira se constrói com trabalho, consistência e relações. Não é apenas um prémio — é o reflexo de tudo o que foi construído ao longo de muitos anos na indústria dos eventos e das pessoas que se cruzaram no caminho. “É o reconhecimento de um percurso, de uma história, de um trabalho”.

A especialista em marketing e eventos do Meo Arena diz que a motivação é algo que cultiva diariamente: “Tento sempre ter muita motivação, automotivo-me e acho que isso é muito importante, é uma coisa que aprendemos ao longo da vida.” Mas reconhece que este prémio tem um significado especial, sobretudo no contexto da liderança feminina. “Há imensas mulheres nesta indústria, mulheres fortes, com vidas complicadas. Continuamos a ser mães, mulheres, trabalhadoras. Acumulamos tudo.” Ainda assim, os cargos principais permanecem maioritariamente ocupados por homens, e a mudança, diz, acontece “devagarinho”.

Às jovens que entram na indústria, Alexandra recomenda realismo e prática: “Têm de vir experimentar”. Muitas vezes romantizamos e criamos ideias erradas sobre o setor e, por isso, considera essencial ouvir quem já tem muitos anos de estrada: “Nós já passámos por muita coisa, boa e menos boa.” Quanto ao futuro, vê-se a continuar enquanto houver paixão: “Enquanto este mundo continuar a motivar e desafiar, estou cá. Continuo a acreditar nesta indústria, naquilo que nós fazemos e o que podemos fazer” Mas quer manter outras dimensões da sua vida criativa ativas: “Vejo-me a pintar, a fazer uma exposição. Isso também faz parte. Abre-nos os horizontes.”


Alexandra Torégão

Carina Ferreira: “Este prémio valida o crescimento dos últimos anos”

Para Carina Ferreira, este reconhecimento internacional simboliza o resultado de muitos anos de trabalho, primeiro na hotelaria, onde esteve 14 anos, e agora na produção e gestão de eventos. Os últimos dois anos, na Gr8 Events, “abriram horizontes” e impulsionaram um crescimento criativo que este ranking agora confirma.

A diretora de vendas da Gr8 assume o reconhecimento com humildade, mas também como uma motivação clara para continuar a evoluir, procurar tendências e ser cada vez mais inovadora. Tudo no sentido de “dar, cada vez mais, um serviço diferenciado aos nossos clientes”.

Acredita que é essencial haver mais mulheres em cargos de liderança e defende que sair da zona de conforto é fundamental para crescer e ganhar confiança. “Cada vez mais, temos de mostrar toda a nossa criatividade, toda a nossa liderança e todas as possibilidades que trazemos aqui para os eventos”.

O reconhecimento também reforça a estratégia de internacionalização da Gr8 Events. “É um plano que é recente, que começou há pouco tempo, no entanto, já estamos a ver bastantes resultados”, sublinha Carina Ferreira. Às jovens que entram na indústria, deixa três palavras-chave: resiliência, trabalho e paixão. “Quem tiver vontade e paixão nesta área, sem dúvida que vai vingar”.

A longo prazo, não tem dúvidas: “Daqui a cinco anos estarei no setor dos eventos e do turismo”, a atrair mais eventos internacionais para Portugal, eventos diferentes, e a ajudar o país a destacar-se neste mercado.


Carina Ferreira

Além destas profissionais, outros portugueses figuram na lista:

The 100 Most Influential People in the Events Industry for 2025
. Alexandra Torégao: MEO Arena; Business Development, Marketing & Event Specialist
. Angelina Castel-Branco: iMotion Events; Partner
. Carina Ferreira: GR8 Events; Director of Sales
The 50 Most Influential Event Professionals for 2025
. Angelina Castel-Branco: iMotion Events; Partner
The 50 Most Influential Event Technology Professionals for 2025
. José Esteves: Gr8 Events; Senior Software Development Engineer
. Pedro Magalhães: Europalco; CEO
The 50 Most Influential Venue Professionals for 2025
. Diogo Rebelo Rodrigues: Penha Longa Resort, Director of Groups & Events
. Sandra Serra: Real Hotels Group, Director
The 50 Most Influential Wedding Professionals for 2025
. Daniela Baptista: Unique Dream Wedding; CEO, Creative Director and Event Planner
. Rui Mota Pinto: Wedding Designer & Planner – Rui Mota Pinto; Wedding Designer | Planner | Mentor | Speaker | Educator
The 50 Most Influential People in the Events Industry in Europe for 2025
. Alexandra Torégao: MEO Arena; Business Development, Marketing & Event Specialist
. Angelina Castel-Branco: iMotion Events; Partner
. Carina Ferreira: GR8 Events; Director of Sales
. Francisco Serzedello: Gr8 Events; CEO
. Gonçalo Oliveira: Desafio Global; Team leader
. Joana Prata: Desafio Global; Project Manager
. José Esteves: GR8 Events; Senior Software Development Engineer
. Pedro Rodrigues: Desafio Global; General Director