Lúcia Condeço Simões: “O que me motiva é fazer cada vez melhor”

Entrevista

13-05-2025

# tags: Vida de Eventos , Casamentos

Dedicada à organização de casamentos desde 2012, a wedding planner diz “aprender com cada casamento”.

Lúcia Condeço Simões afirma que a produção de eventos lhe “aconteceu desde sempre” e recorda os tempos passados na infância a fazer figurinos, cenários e a “organizar espetáculos” para outras crianças.

Formou-se em Comunicação Social no Politécnico de Viseu e especializou-se em Marketing e Relações Públicas em Barcelona. “Seguiram-se anos com o Teatro do Montemuro, outros tantos na gestão de eventos e comunicação na FNAC, e depois dediquei-me exclusivamente ao marketing de uma marca de design de mobiliário de luxo”, partilha.

A partir de Viseu, onde vive, Lúcia Condeço Simões dedica-se aos Destination Weddings desde 2012, na marca que co-fundou, a Guida Weddings, que pertence à empresa RebelCourtesy, onde também faz planeamento de eventos empresariais.

A event planner reconhece que nada lhe dá “mais adrenalina do que fazer acontecer um evento, numa timeline tão restrita de acontecimentos únicos, irrepetíveis e profundamente marcantes na vida das pessoas que os vivem”.

Além disso, acrescenta, os eventos permitem-lhe ser “uma mulher realizada”. “Permitem sobretudo que eu faça parte do desenvolvimento e mudança que ansiei para a minha região e isso tem a ver com propósito, com uma escolha pessoal de vida que é a de viver no Centro de Portugal para promover destinos rurais junto de mercados interessantes”, afirma.

“Uma espécie de canivete suíço”

Quando começou a trabalhar na organização de eventos sentia-se motivada pela “vontade de fazer diferente, de romper com padrões estéticos e estigmas quanto ao mercado de casamentos”.

Hoje, tudo é diferente. “O que motiva é fazer cada vez melhor, é aprender com cada casamento a melhorar processos e tomadas de decisão que no final do dia sejam benéficas para clientes, para quem faz acontecer e para a região e pessoas onde acontecem”, admite.

Aos 43 anos, Lúcia Condeço Simões gosta de “desafios e da imprevisibilidade” dos eventos. A curiosidade “por áreas completamente diferentes” leva a organizadora de casamentos a considerar-se “uma espécie de canivete suíço, muito útil para quem trabalha em eventos”.

O atendimento ao cliente é, por outro lado, o que menos gosta de fazer neste trabalho. “Primo pelo suspense, mas surpreendo na superação de expetativas. Ter essa consciência é já meio caminho para uma empatia consciente”, explica.

Memórias de aprendizagem e superação

Um dos primeiros casamentos que organizou, para “uma mulher de personalidade forte”, acabou por ser, até hoje, o evento mais marcante em que Lúcia Condeço Simões esteve envolvida.

“Fez-me a melhor tropa de sempre porque foi mesmo muito intensa, exigente e presente durante todo o processo, teve dores de crescimento para todos os fornecedores envolvidos. No final, o casamento não correspondeu às expectativas, sobretudo porque choveu, mas superou-as enormemente em muitos aspetos”, afirma.

A cofundadora da Guida Weddings recorda que em 2012 “os espaços de casamento na região Centro primavam por procedimentos protecionistas e nada abertos a ideias que implicassem mudança de horários, menus e regras de funcionamento” e guarda na memória o dia em que lhe disseram que “wedding planners só podiam existir no Algarve e Lisboa”.

Lúcia Condeço Simões explica que nessa altura “não foi bem recebida e fornecedores de rentals foram mesmo mal tratados.” “É uma memória que não se esquece e que diz muito sobre os desafios que vimos serem superados ao longo dos anos no setor do turismo e eventos, sobretudo com formação”, acrescenta.

“Foi com especial emoção que pouco tempo depois, rompemos esse paradigma, angariando clientes estrangeiros para esse espaço, assegurando que eles teriam o casamento ao seu gosto, com mobiliário alugado e muito entretenimento”, sublinha a empresária.

Trancada no wc durante um casamento

Nos primeiros anos a trabalhar no setor, quando era “muito preocupada, obsessiva e controladora com tudo o que acontecia num evento”, a wedding planner deparou-se com uma situação que fugiu fora do seu controlo, durante um casamento.