Branded Content

ADLIB Strings: Sinfonia de talento para elevar a experiência musical em eventos

Notícias

07-07-2025

# tags: Espetáculos , Eventos , Casamentos

O grupo eclético formado em 2013 e que começou por ser um quarteto de cordas feminino, é constituído agora por mais de 30 músicos profissionais.

Faz eventos tailor-made em Portugal continental, ilhas e no estrangeiro sob o mote “Music sounds better with us”.

“A música soa ainda melhor quando é tocada por quem tem arte no coração”. É esta a visão que orienta ADLIB Strings, ensemble dedicado a “elevar a sensibilidade musical com performances inesquecíveis que perduram na memória“.

Eventos corporativos, concertos, festas privadas, casamentos e gravações em Estúdio são os principais serviços oferecidos por ADLIB Strings, cujo vasto repertório musical abrange desde o clássico ao pop.

Sob a batuta de Francisca Pinto Machado, “grande entusiasta de eventos musicais em espaços exclusivos”, e onde cada membro “é uma peça fundamental nesta sinfonia de talento”.

ADLIB Strings tem-se apresentado em palco nas salas mais emblemáticas do país como a Casa da Música, Coliseu do Porto, Ateneu Comercial do Porto, Palácio da Bolsa, Super Bock Arena, Coliseu dos Recreios, Centro Cultural de Belém, MEO Arena, Capitólio, Centro de Congressos do Estoril, Casino de Madrid, FITUR, Casa de Portugal em Paris. ADLIB tem marcado presença em celebrações únicas realizadas em Palácios históricos como o de Queluz, Palácio da Ajuda, Palácio Biester, Palácio da Pena, Palácio do Correio-Mor, Palácio de Estoi, Palácio de Tancos, bem como locais de charme como o Vidago Palace, o Six Senses Douro Valley, o Tivoli Kopke, o Aethos Ericeira, o Páteo da Galé, o Convento do Beato e o Hotel Savoy Signature, no Funchal.


Atuações tailor-made em todo o tipo de eventos O ensemble assume-se como a banda sonora perfeita para grandes palcos e comemorações, ou celebrações mais intimistas com performances impactantes e exclusivas. Em concertos ao vivo e gravações em estúdio, ADLIB Strings, formato quarteto de cordas, tem trabalhado com artistas de renome como os GNR, Diogo Piçarra, Pedro Abrunhosa, Os Azeitonas, Orquestra Bamba Social, The Gift, Anthony & the Johnsons, entre muitos outros.

“O cuidado com o detalhe é uma exigência constante na elaboração das propostas e da performance”, assume Francisca. Desde a escolha dos intérpretes, ao repertório executado, o tipo de performance adequado, o dress code, o posicionamento dos músicos e o enquadramento com o cenário, todos os aspetos são rigorosamente selecionados de forma a protagonizar uma harmonia musical e visual com o evento e cliente específico.

Através da vertente ADLIB Entertainment, Francisca Pinto Machado oferece um serviço completo de entretenimento musical com uma variedade de opções. ADLIB Strings cria “uma atmosfera única e imersiva” através de música que emociona.


Francisca Pinto Machado

Música para todos

Francisca Pinto Machado, violinista profissional, é a fundadora e CEO de ADLIB Strings. É artista da Yamaha Music Group. É com esta premissa que lidera ADLIB Strings, projeto pioneiro em Portugal de música no feminino, criado em 2013.

Francisca tem dupla nacionalidade, portuguesa e brasileira. É licenciada em Violino e Mestre em Ensino da Música pela Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Porto. É também licenciada em Línguas e Relações Internacionais com especialização em História e Diplomacia, curso que terminou na Universidade de São Paulo, Brasil. Foi coordenadora do projeto Orquestra Geração na cidade de Coimbra, projeto que se dedica a ensinar música a crianças carenciadas. Neste projeto teve a oportunidade de organizar vários concertos solidários e eventos de angariação de fundos, Encontros Internacionais de Jovens Artistas e Estágios de Orquestra com centenas de intervenientes.

Membro da Amnistia Internacional e ativista no Climate Reality Leadership Corps, Francisca é “apologista de que a Música deve ser para todos e que deve chegar a todos”. De acordo com Francisca Pinto Machado, “cada atuação ADLIB é imbuída desta alegria de viver contagiante que representa a fusão da sua identidade luso-brasileira”.