Porto Duck Tours: um passeio pela estrada e pelo rio

Entrevista

31-07-2023

# tags: Eventos , Porto , Turismo , Experiências

A Porto Duck Tours permite conhecer algumas das principais atrações da cidade do Porto, através de um passeio pela estrada e pelo rio Douro – e sem ser necessário mudar de veículo.

O passeio é feito a bordo de um ‘Duck’, veículo originalmente usado na II Guerra Mundial, mas posteriormente reconstruído e modificado “para atender aos rígidos regulamentos de segurança estabelecidos pelas autoridades rodoviárias e fluviais”, como explica Jorge Garcia, da Porto Duck Tours.

Os veículos amarelos passam por alguns dos principais pontos turísticos do Porto – como a Ponte Luiz I, a Sé, os Clérigos ou o Palácio de Cristal, além da vista para a marginal de Vila Nova de Gaia –, num passeio “elegante”, que conta com um guia turístico que apresenta a cidade em português e inglês.

Uma experiência original também para eventos


Com capacidade máxima a bordo para 24 pessoas, a Porto Duck Tours garante um passeio cheio de “diversão” para todos os passageiros: turistas, famílias, amigos ou participantes em eventos sociais ou corporativos. “Acolhemos todos. Fazemos viagens para escolas, empresas, grupos em geral e, claro, para os turistas portugueses e estrangeiros”, adianta Jorge Garcia.

Uma experiência original pode ser motivo de destaque na realização de um evento. Habitualmente, um passeio nos veículos da Porto Duck Tours tem a duração de 75 minutos, “mas isto é adaptável à necessidade do cliente e do seu evento”. Por exemplo, a empresa pode ir “buscar os clientes e deixá-los em pontos distintos do nosso ponto de partida”, ajustando-se e fazendo “o possível para acomodar qualquer tipo de evento”.

Um passeio que se realiza em terra e na água traz, obviamente, desafios. O principal prende-se, justamente, com “o facto de termos um barco que anda na estrada e um autocarro que circula no rio”, aponta Jorge Garcia, assegurando que, “como promotores da experiência, temos que aderir às regras rigorosas de segurança”, tanto para circular em terra como na água.

No que toca à originalidade, “somos 'nota 10'”


O feedback dos viajantes tem sido bastante positivo. Jorge Garcia conta que “a grande maioria dos nossos clientes nunca tinha realizado uma viagem como a nossa, a bordo de veículos originais da II Guerra Mundial e que foram construídos para o desembarque no Dia D, na Normandia”. Ou seja, no que toca à originalidade, “somos ‘nota 10’ e os clientes têm gostado muito do passeio”.

Este projeto surgiu a partir da experiência de Paula Loução, que soma mais de 15 anos de trabalho com estes veículos em Londres, e do apoio de Jorge Garcia, que também trabalhou na empresa londrina durante nove anos. Os dois sócios tiveram vontade de regressar a Portugal. “E já que a cidade do Porto e de Vila Nova de Gaia não dispunham de tal atração, resolvemos trazer os ‘patos’ para cá e partilhar esta experiência única que é entrar na água com estes veículos, principalmente com vistas de cidades tão lindas”, refere Jorge Garcia.

A Porto Duck Tours garante que chegou ao Porto e a Vila Nova de Gaia “para ficar”. “Somos uma empresa familiar e gostamos muito de estar aqui”, frisa o sócio da empresa, acrescentando: “Creio que, com muito trabalho e com o empenho que temos em oferecer sempre o melhor atendimento aos clientes, nos conseguiremos afirmar como uma das atividades locais a ser visitada.”

© Maria João Leite Redação